quarta-feira, 13 de maio de 2026

Seis presos na segunda fase da Operação Anátema, que investiga organização criminosa com atuação interestadual

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Da Redação

Seis pessoas foram presas nesta quinta-feira (4) durante a segunda fase da Operação “Anátema”, que mira uma organização criminosa com atuação na Bahia e em outros estados. Os mandados foram cumpridos em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana e Santo Estêvão, além de municípios de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Segundo a polícia, um vereador baiano também está entre os alvos. Na primeira fase da operação, em setembro, foram presos o vereador Ailton Leal de Araújo (PT), de Santo Estêvão, e outros seis membros do grupo. À época, as investigações apontaram que o político é irmão de um traficante considerado de alta periculosidade.

O esquema é apontado como um braço de uma organização supostamente comandada por Fábio Souza Santos, conhecido como “Geleia”, foragido desde 2023. Ele é acusado de liderar um esquema que teria movimentado mais de R$ 4 bilhões em cinco anos, principalmente por meio do tráfico de drogas. Novas análises financeiras, telemáticas e patrimoniais permitiram ampliar o alcance da investigação e identificar outros envolvidos.

A segunda fase precisou ser antecipada após o vazamento de informações sigilosas sobre a operação em veículos de comunicação da Bahia, o que comprometeu parte das estratégias traçadas pelas equipes.

A ação desta quinta-feira ocorreu de forma integrada entre forças de segurança da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Novos detalhes devem ser divulgados conforme o avanço das diligências e autorização judicial.

05 de dezembro de 2025, 12:57

Compartilhe: