Setur-BA dá continuidade à capacitação turística no Centro de Abastecimento de Paripe

Da redação
Em continuidade ao programa de capacitação nos principais mercados e feiras livres de Salvador, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) iniciou, nesta semana, o curso de qualidade em gastronomia, com foco na culinária baiana, voltado para os comerciantes e trabalhadores do Centro de Abastecimento de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. A iniciativa é em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, seção Bahia (Senac-BA), oferecendo 32 horas de aulas, ministradas por chefs de cozinha.
A capacitação acontece desde março e já ofereceu conteúdos sobre empreendedorismo, higienização de alimentos, técnicas em exposição de produtos e marketing digital, com término no final de maio, quando ainda será oferecido o curso de decoração gastronômica. No total, 150 pessoas estão sendo beneficiadas.
“Fiz questão de participar do curso que ensinou a forma correta de manusear os alimentos e ainda vou aprender a apresentar melhor os pratos, para que o meu restaurante possa receber o cliente com mais qualidade, o que, acredito, irá fazer aumentar o movimento”, relatou a comerciante Ângela Marques.
“Os cursos estão tendo ótima aceitação no Mercado de Paripe, um equipamento comercial, cultural e também turístico, localizado em uma região da cidade com potencial para receber mais visitantes. O programa de capacitação começou no ano passado, quando atuamos na Feira de São Joaquim. Estamos agora no Subúrbio e depois seguiremos para o Mercado do Rio Vermelho, a Ceasinha, qualificando os serviços nesses espaços”, explicou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo.
Para o administrador do Centro de Abastecimento de Paripe, Júlio Reis, “a capacitação chegou em boa hora, para oferecer uma preparação mais técnica, pois recebemos turistas de todo o Brasil e até do exterior, que vêm ao mercado vivenciar a nossa cultura local”.