Sistema de Reconhecimento Facial da SSP-BA leva à prisão de 30 foragidos em 72 horas
Da Redação
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) auxiliou na captura de 30 foragidos da Justiça nas últimas 72 horas. As prisões foram realizadas em Salvador e em municípios da Região Metropolitana, como Candeias, Camaçari, Itaparica, Simões Filho e Lauro de Freitas.
De acordo com balanço divulgado pela SSP, desde o início da operação da ferramenta, já foram capturadas 3.981 pessoas em todo o estado. Somente entre janeiro e o início de outubro de 2025, o sistema foi responsável por 1.595 prisões, número que já supera as 1.132 registradas em todo o ano de 2024.
Os foragidos presos respondiam por crimes como homicídio, roubo, furto, tráfico de drogas, violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo, estelionato, lesão corporal dolosa, estupro e até dívida de pensão alimentícia.
O sistema funciona a partir do cruzamento das imagens captadas em tempo real com os dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quando há uma correspondência superior a 90%, equipes da Polícia Militar são acionadas para realizar a abordagem e confirmar a identidade do suspeito.








