sábado, 13 de junho de 2026

Socicam e Agerba divergem sobre responsabilidade por reparos no Terminal Marítimo de Vera Cruz

Foto: Reprodução

Da redação

A Socicam Náutica e Turismo, concessionária do Terminal Marítimo de Vera Cruz, e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) apresentaram versões distintas nesta quarta-feira (20) sobre a responsabilidade pelos reparos estruturais no píer de atracação do terminal.

Em nota, a Agerba informou que suspendeu parcialmente os serviços hidroviários devido ao comprometimento da estrutura, após danos em um dos cabeços de amarração. Segundo a Agência, caberia à concessionária realizar a manutenção, mas a empresa teria deixado de “adotar tempestivamente as medidas necessárias”, o que resultou no problema atual.

A Socicam, no entanto, afirmou que “a requalificação dessa infraestrutura não integra o escopo da concessão” e disse ter realizado reparos emergenciais no local. A concessionária declarou ainda que vem solicitando à Agência uma definição sobre a execução das obras estruturais, “cujas tratativas seguem em distintos processos no âmbito da Agência”.

Após reunião entre as partes, ficou definido que os serviços de recuperação começam no dia 5 de setembro. Até lá, o transporte hidroviário funcionará em regime de grade horária reduzida, tanto no Terminal Marítimo de Vera Cruz quanto no Terminal Náutico da Bahia, mas com garantia de viagens de acordo com a programação divulgada pela Agerba.

21 de agosto de 2025, 10:00

Compartilhe: