STF considera declaração de Lula a favor de voto secreto como autoritária e inconstitucional, diz colunista

Da Redação
O jornalista Rodrigo Rangel, colunista do Portal Metrópoles, informa que, sob reserva, ministros do Supremo Tribunal Federal reagiram mal à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a necessidade de tornar as decisões da Corte secretas.
Rangel explica que, na manhã desta terça-feira (05), em sua live semanal, Lula defendeu que “a sociedade não tem que saber como vota um ministro da Suprema Corte”.
Por seu pendor autoritário e escancaradamente inconstitucional, a declaração provocou reações em cadeia e o petista tem sido criticado até mesmo por quem costuma apoiá-lo.
Rangel observa que, no momento, não há a menor chance de se colocar em debate uma mudança no regimento para tornar secretos os votos dos ministros.
Segundo o colunista, há entre os juízes da Corte conversas em curso para que, em casos de maior complexidade, sejam feitas discussões prévias internas, reservadas, na tentativa de se buscar consensos. A leitura que se faz é que, em havendo consenso, diminuem as chances de um ou outro ministros serem alvos, pessoalmente, de campanhas de ódio.
Clique aqui para ler a matéria completa do jornalista Rodrigo Rangel no Portal Metrópoles.