SulAmérica aponta suspeita de fraude em clínicas oftalmológicas de Salvador
Da redação
Uma auditoria interna da SulAmérica identificou supostas fraudes em pedidos de reembolso de duas clínicas oftalmológicas de Salvador. Segundo a seguradora, o esquema envolveria atendimentos fictícios e emissão de comprovantes de transações financeiras falsas, com um prejuízo já estimado em mais de R$ 600 mil. As informações são do Correio*.
Em julho deste ano, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) autorizou a empresa a negar reembolsos ligados às clínicas investigadas sempre que houver indícios de simulação de pagamento. A decisão, assinada pelo desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, teve caráter provisório.
“Ao menos neste momento processual, cuja cognição é sumária, não se revela crível concluir acerca de atividades fraudulentas”, destacou o magistrado, ressaltando a falta de provas definitivas.
A SulAmérica afirma que, entre janeiro de 2022 e outubro de 2024, foram registradas 5,5 mil solicitações de reembolso, referentes a 983 beneficiários, nas clínicas André Príncipe Oftalmologia e Clínica de Olhos Príncipe Oliveira, somando R$ 23 milhões. Parte das análises revelou indícios de irregularidade.
Entre os elementos apontados estão:
- 80 solicitações de reembolso com boletos bancários, dos quais em 68 casos o pagador era a própria clínica;
- comprovantes emitidos por instituições financeiras que, segundo clientes, são desconhecidos;
- fragmentação de notas fiscais para ampliar valores a serem ressarcidos.
Ainda de acordo com o Correio, as clínicas investigadas são comandadas pelo oftalmologista André Príncipe, formado pela UFBA, com 21 anos de carreira, membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e com registro ativo no CRM-BA.
Em nota conjunta, as empresas negaram qualquer prática irregular e afirmaram atuar há nove anos no mercado baiano, com ética, integridade e excelência.
“Recebemos com surpresa as acusações, mas estamos certos de que os fatos serão esclarecidos. Reafirmamos nosso compromisso com os pacientes e com a sociedade”, diz o comunicado.








