quarta-feira, 21 de maio de 2025

Suspensão de exportações deve pressionar preços de frango e ovos no Brasil

Foto: Divulgação

Da Redação

A confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul levou à suspensão das exportações brasileiras de carne de frango por diversos parceiros internacionais, o que deve provocar alta nos preços de frango, ovos e até de carnes vermelhas no mercado interno.

Segundo o Ministério da Agricultura, já anunciaram embargos temporários países como China, União Europeia, Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul. A medida segue protocolos sanitários firmados entre os países e visa evitar a disseminação da doença.

De acordo com a economista Daniela Cardoso Pinto, especialista em comércio internacional, o impacto da suspensão não será imediato na forma de redução de preços ao consumidor. “Apesar de 40% da produção nacional de carne de frango ser voltada à exportação, a suspensão não resulta em maior oferta local porque, com a detecção do vírus, a tendência é que haja abate sanitário de aves, o que reduz a oferta interna”, afirma.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) estima que a suspensão afete cerca de 60 mil toneladas de carne de frango — o equivalente a 15% das exportações mensais do Brasil. A curto prazo, a oferta menor tende a pressionar os preços.

Ainda segundo Daniela Pinto, a alta dos preços pode alcançar outros setores. “Com o frango e os ovos mais caros, o consumidor pode migrar para a carne bovina, o que tende a aumentar a demanda e os preços também nesse segmento”, explica.

Atualmente, há investigações em andamento sobre possíveis focos da doença em outros cinco estados. Caso novos casos sejam confirmados, o embargo internacional pode se intensificar e aprofundar os efeitos no mercado interno.

19 de maio de 2025, 16:00

Compartilhe: