Temporal no RS deixa desalojados e provoca danos em 19 cidades
Da Redação
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre sexta-feira (1º) e a madrugada deste sábado (2) provocaram alagamentos, bloqueios de rodovias, quedas de árvores e deixaram centenas de pessoas fora de casa em ao menos 19 municípios.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o cenário ainda exige atenção devido ao risco de deslizamentos. A situação mais crítica foi registrada em Rosário do Sul, onde choveu 324 mm em apenas sete horas. No município, 225 casas foram atingidas e 512 pessoas ficaram desalojadas.
As autoridades investigam duas mortes possivelmente relacionadas ao temporal: um homem de 24 anos, que teria sofrido descarga elétrica em Canguçu, e uma mulher de 25 anos, atingida pela queda de uma árvore em Bom Retiro do Sul. Também há buscas por três pescadores desaparecidos na região de Pelotas.
Outras cidades tiveram volumes expressivos de chuva, como São Gabriel, Caçapava do Sul e Vila Nova do Sul, todas com mais de 200 mm. Em Porto Alegre, bairros registraram mais de 100 mm em 24 horas, com ocorrências de alagamentos e danos estruturais.
O temporal também afetou rodovias importantes, como a RS-348, com trechos bloqueados após danos na pista, e a BR-290, que chegou a ser interditada devido à elevação de arroios.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho de “grande perigo” para o estado, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e granizo. A Defesa Civil mantém o alerta para risco de deslizamentos em diversas regiões e orienta a população a evitar áreas de risco e acionar os serviços de emergência pelos números 199 ou 193 em caso de necessidade.








