Tiago Correia denuncia assassinato de indígena e desaparecidos em invasões de fazendas no extremo sul da Bahia

Da Redação
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Tiago Correia (PSDB), denunciou um cenário de violência em zonas rurais no extremo sul do Estado. Produtores rurais afirmam que milícias armadas estão utilizando indígenas para invadir fazendas, roubar a produção de café e comercializar os equipamentos das propriedades na região de Itamaraju.
Segundo os relatos, a situação tem gerado um clima de terror na região, especialmente no pico da colheita do café, cujo saco pode valer até R$ 2.000 no mercado.
De acordo com o Sindicato Rural do Extremo Sul, existe a informação que um indígena foi assassinado durante os conflitos entre os próprios grupos, e duas pessoas estão desaparecidas. A Polícia Militar já foi acionada diversas vezes pelos produtores, mas a violência continua.
Tiago Correia esteve com produtores rurais da região para ouvir os relatos e cobrar providências das autoridades. “É inadmissível que trabalhadores e suas famílias estejam sendo vítimas de grupos armados que se aproveitam da situação para promover saques e violência. O governo precisa agir com urgência para garantir a segurança no campo. Até mesmo assentados do programa de reforma agrária estão sendo expulsos de suas propriedades”, afirmou o parlamentar.
Além dos conflitos, há registros de vídeos circulando nas redes sociais que mostram funcionários das fazendas sendo ameaçados e relatos de agressões físicas e psicológicas contra produtores rurais.
A Federação de Agricultura do Estado da Bahia emitiu nota solicitando providências do Governo do Estado para adoção de medidas preventivas na região.