terça-feira, 16 de junho de 2026

Torres eólicas em Casa Nova estão abandonadas nove anos após leilão

Foto: Adenilson Nunes/GOVBA

Redação

Concebido para ser o primeiro parque eólico da Chesf no país, parque Casa Nova I, localizado no município mesmo nome, segue sem conclusão nove anos depois do leilão no qual a estatal arrematou o lote. Reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo mostra que as 30 torres eólicas fincadas na zona rural de Casa Nova permanecem no local sem cumprir o objetivo para o qual foram montadas ali: gerar energia.

A Chesf decidiu investir no segmento de energia eólica no final da década passada, ainda no governo Lula. A ideia inicial era erguer três parques eólicos com capacidade instalada de 180, 28 e 26 megawatts cada, sendo que o maior dele seria o parque Casa Nova I, cuja autorização para construção foi concedida em 2010, com meta de conclusão para 2013.

A crise na Impsa, empresa argentina contratada pela Chesf para fornecimento e montagem do equipamento, prejudicou o andamento das obras. A empresa entrou em recuperação judicial em 2013 e, ao final, das 120 torres previstas para o parque, apenas 30 foram montadas.

A Chesf ainda dispensou os funcionários que trabalhavam na construção do parque e paralisou as obras. O local está abandonado e o canteiro de obras, conforme apurou a Folha, tem sido alvo de furtos, além de os equipamentos terem sido danificados pela falta de manutenção.

27 de outubro de 2019, 18:24

Compartilhe: