Trabalhador cai de prédio no Horto Florestal; sindicato aciona MPT após ser impedido de acessar local
Da Redação
Um trabalhador, cuja identidade não foi divulgada, foi socorrido às pressas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na manhã desta segunda-feira (29) após cair do edifício Cedro Horto, no Horto Florestal, em Salvador.
Informações preliminares apontam que o homem realizava serviços de alpinismo pendurado por cordas no lado externo da estrutura quando teria passado mal e despencado da altitude. Ele foi encaminhado a uma unidade média e não teve o estado de saúde divulgado.
Segundo o Portal A TARDE, o trabalhador estava em uma cadeirinha, equipamento utilizado para deslocamentos rápidos e de simples manuseio para acabamento em laterais de prédio. Nesse equipamento, o trabalhador desce sozinho.
Em entrevista ao site, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção de Salvador (Sintracon) informou que, logo após o acidente, o empreendimento não autorizou a entrada do sindicato para analisar o que de fato havia acontecido.
“Não estamos sem informação nenhuma. Quando soubemos da notícia, nos deslocamos até aqui. Não nos deixaram entrar. Não sabemos o nome do trabalhador, qual a empresa que ele está prestando serviço, e nem quais foram as sequelas que ele sofreu. Sem essas informações não temos como informar à família do trabalhador e nem informações sobre a situação de trabalho do empregado”, disse Valdomiro Bomfim, diretor do Sintracon.
O sindicato defendeu que a empresa precisa disponibilizar equipamentos de segurança ao trabalhador.
Arilson Santos, diretor de Saúde e Segurança do Sintracon, informou que após ter o acesso negado ao local do acidente, entrou com pedido no Ministério Público do Trabalho (MPT).
De acordo com uma testemunha, que preferiu não se identificar, no momento da queda o trabalhador tentou se segurar na corda que sustentava o equipamento, mas não conseguiu e caiu em cima de um muro que separava o prédio.







