quarta-feira, 22 de maio de 2024

‘Tratoraço’: aliado de Lira devolve trator após perder eleições

Foto: Reprodução

Da Redação

Moeda em alta no mercado de votos, os tratores que foram adquiridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tinham como destinatários aliados de políticos ligados ao Centrão.

O movimento que partiu do chamado ‘orçamento secreto’ de R$ 3 bilhões reservado pelo governo Bolsonaro ganhou a tag de ‘tratoraço’ nas redes sociais. A Codevasf, por sua vez, virou a estatal do Centrão.

Mas, em alguns casos, a moeda é devolvida, se o destinatário não corresponder nas urnas. Foi o caso do aliado de Arthur Lira (PP-AL), Carlos Augusto (MDB-AL), conhecido como Carlinhos.

Ele concorria à reeleição na cidade de Junqueiro, no agreste de Alagoas, cidade natal de Benedito de Lira (PP-AL), pai do presidente da Câmara, e hoje prefeito de Barra de São Miguel (AL).

Segundo o Estadão, a três semanas das eleições em 2020, Carlinhos anunciou a chegada de um trator agrícola e de uma retroescavadeira na cidade, máquinas entregues pela Codevasf.

Mas a oposição venceu a disputa e pôs fim a 28 anos de domínio do grupo de Lira no município. Quando o novo prefeito Leandro Silva (PTB) assumiu, os bens doados já haviam sido devolvidos à Codevasf.

11 de maio de 2021, 11:23

Compartilhe: