sexta-feira, 25 de abril de 2025

Ufba alerta para risco de colapso orçamentário e cita atraso na aprovação da LOA e suspensão de recursos

Foto: Divulgação

Da Redação

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) informou que o atraso na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) – sancionada no último dia 11 de abril – e o corte nas liberações mensais determinado por decreto presidencial foram fatores determinantes para a grave crise financeira que a instituição enfrenta neste início de ano.

Na semana passada, os estudantes foram surpreeendidos com um aviso de suspensão temporária das atividades do Restaurante Universitário (RU), localizado no bairro de Ondina, em Salvador. No comunicado, a instituição declarou que os recursos repassados pelo Governo Federal são insuficientes para manter suas atividades normalmente.

A UFBA informa ainda que a verba prevista para este ano já nasceu abaixo do necessário e atinge não só a universidade, mas todo o sistema federal de ensino superior.

Diante das dificuldades, a reitoria informou que tem priorizado o pagamento de bolsas estudantis, auxílios e contratos essenciais. A expectativa é que a situação comece a se normalizar após o mês de maio, com a liberação dos limites de empenho por parte do governo.

Confira a íntegra da nota da UFBA:

“A Universidade Federal da Bahia informa à comunidade universitária e à população que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, aprovada pelo Congresso Nacional tardiamente, em 20 de março, foi sancionada pela Presidência da República na última sexta-feira, 11 de abril. Para este ano, a LOA destinou à UFBA recursos insuficientes para o cumprimento de seus compromissos. Isto aconteceu com o orçamento das universidades federais, de modo geral, atingindo recursos discricionários de custeio e capital, como bem tem sido assinalado pela ANDIFES, deixando todo o sistema na dependência de complementações incertas.

18 de abril de 2025, 20:30

Compartilhe: