domingo, 18 de maio de 2025

UFBA firma parceria com empresa chinesa para desenvolver tecnologias na construção da Ponte Salvador-Itaparica

Foto: Divulgação

Da Redação

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a empresa chinesa China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) assinaram um acordo de cooperação científica e tecnológica voltado ao projeto da Ponte Salvador-Itaparica. A parceria visa o desenvolvimento de tecnologias avançadas aplicadas à engenharia e à construção civil, com foco em áreas como construção modular, projeto digital e uso de robótica na execução das obras.

Do acordo, surge o “Laboratório Conjunto CCECC-UFBA para Construção Inteligente e Operação e Manutenção Inteligentes de Infraestruturas Modernas de Transporte”, que funcionará como núcleo de pesquisa e inovação para soluções aplicadas a pontes marítimas, transporte inteligente e construção sustentável.

Com duração inicial de sete anos, a cooperação acompanha o cronograma da obra da ponte e pode ser renovada ao fim do prazo. Entre os principais eixos do trabalho conjunto estão o desenvolvimento de tecnologias para construção inteligente, sistemas de operação e manutenção automatizados, engenharia geotécnica e marítima, além de soluções de baixo carbono voltadas à construção verde.

A iniciativa também busca fortalecer a articulação entre a estratégia chinesa “Cinturão e Rota” — também conhecida como Nova Rota da Seda — e a Estratégia Nacional de Inovação do Brasil, aproximando os dois países na produção de conhecimento e no avanço tecnológico em infraestrutura de transporte.

16 de maio de 2025, 11:36

Compartilhe: