terça-feira, 21 de setembro de 2021

Veja o funcionamento dos órgãos municipais em Salvador no feriadão

Foto: Alfredo Filho/Secom

Da Redação

Neste feriado prolongado de Independência do Brasil (7 de Setembro), o expediente nas repartições municipais estará suspenso na segunda-feira (6), retomando o funcionamento normal na quarta-feira (8). No entanto, a Prefeitura mantém em funcionamento os serviços essenciais em Salvador, garantindo a fiscalização do cumprimento dos protocolos de enfrentamento à Covid-19, o patrulhamento preventivo e o atendimento nas áreas da saúde, limpeza urbana, transporte público, salvamento aquático e Defesa Civil.

Confira na íntegra o funcionamento e as operações dos órgãos municipais:

Transalvador – Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir, imediatamente, em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito.

Equipes da autarquia estarão monitorando os locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry-Boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela).

O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará monitorando o tráfego 24 horas, durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período.

Os setores de defesa de notificações e protocolo não funcionarão na segunda (6) e terça-feira (7). As notificações com previsão de vencimento nesses dias serão prorrogadas para o próximo dia útil, ou seja, para a quarta-feira (8).

Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor, ou recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), nos dias em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá fazer os procedimentos on-line.

O setor de liberação de veículos apreendidos funcionará normalmente na segunda-feira (6). No feriado, todo o atendimento presencial, na sede e pátios do órgão de trânsito, estará suspenso.

O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.

Promoção Social – Apenas os restaurantes irão funcionar na segunda-feira (6). Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) voltam a funcionar na quarta-feira (8).

Educação – As aulas na rede municipal de ensino retornam na quarta-feira (8).

Feiras e mercados municipais – Manterão os estabelecimentos abertos todos os dias, das 6h às 14h, exceto no feriado.

Prefeituras-bairro – As prefeituras-bairro estarão fechadas, na segunda (6) e terça-feira (7). O atendimento será retomado às 8h de quarta-feira (8).

Codesal – Como serviço essencial, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente, em regime de plantão por 24 horas. No feriado de 7 de setembro, equipes estarão de prontidão para atender às solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Sedur – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização nas ruas de Salvador, com o objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora e de publicidade irregular. As denúncias devem ser feitas através do Fala Salvador 156.

Guarda Municipal – Os guardas municipais farão ações rotineiras de patrulhamento preventivo, fiscalização dos equipamentos públicos, apoio diário à Transalvador, nas blitze da Lei Seca, e apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na operação para coibir a Feira do Rolo, no domingo. Além disso, durante o final de semana e o feriado, 50 agentes atuarão em especial na região da Barra, inclusive em ações com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Sedur e Polícia Militar (PM-BA), para evitar aglomerações no local.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai funcionar com 32 postos armados, do Jardim de Alah a Ipitanga, mais quatro postos volantes e a equipe náutica.

Limpurb – Os serviços de limpeza e coleta promovidos através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) prosseguem normalmente na cidade nesse período.

Transporte público – Na segunda-feira (6), não haverá mudanças na operação de ônibus, nos horários de pico da manhã e da tarde. À noite, também está mantido o atendimento das linhas de atendimento aos shopping centers. Já no feriado de terça-feira (7), a frota estará reduzida durante todo o dia.

Saúde – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), gripários e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão durante 24 horas. As Unidades Básicas de Saúde retomam o atendimento a partir das 8h da próxima quarta-feira (8).

05 de setembro de 2021, 10:28

Compartilhe: