Vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de SP é alvo de operação da PF contra o PCC

Da Redação
O vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e presidente da Império da Casa Verde, Alexandre Constantino Furtado, conhecido como Teta, foi alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta terça-feira (23). Segundo a PF, ele é apontado como um dos principais envolvidos em um esquema ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), voltado ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro.
A ação cumpre 22 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão em cinco estados: São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. O Pará foi o ponto de partida das investigações, após a apreensão de 458 quilos de cocaína, em fevereiro de 2021, que seriam enviados para a Holanda.
De acordo com a Polícia Federal, ao longo de quatro anos de apurações foram identificados detalhes da logística usada pela facção para transportar drogas para a Europa e os responsáveis pela estrutura criminosa. O lucro obtido era lavado por meio de empresas de fachada e investimentos em restaurantes e serviços.
Em São Paulo, onde se concentra a maior parte da operação, dois mandados foram cumpridos na sede da Império da Casa Verde. Esta não é a primeira vez que Teta se torna alvo da polícia. Em 2006, ele chegou a ser preso em uma investigação que apurava o repasse de dinheiro do PCC para a escola de samba, revelado em escutas telefônicas.