domingo, 27 de julho de 2025

Vira-latas lideram população pet no Brasil e são maioria na Bahia, aponta levantamento

Foto: Divulgação

Da Redação

Antes deixados de lado em favor de animais de raça, os vira-latas passaram a ocupar lugar de destaque nos lares brasileiros. Segundo o CensoPet 2025, levantamento realizado pela Petlove, maior ecossistema pet do país, cães e gatos Sem Raça Definida (SRD) são maioria entre os animais de estimação cadastrados na plataforma.

O levantamento, baseado em dados de mais de 1,8 milhão de pets registrados em 2024 nos serviços da empresa (como e-commerce, plano de saúde, hospedagem, creche e clube de descontos), revela que a preferência por animais sem pedigree é tendência nacional — inclusive no Nordeste.

Na Bahia, os cães SRD representam 22% dos animais registrados, superando raças populares como o Shih Tzu. Entre os felinos, a predominância é ainda mais expressiva: 87% dos gatos cadastrados no estado não têm raça definida, deixando para trás raças como o siamês.

Famoso por sua cor caramelo e presença marcante nas ruas e redes sociais, o cão vira-lata se consolidou como símbolo afetivo da relação entre brasileiros e seus animais. Em 2022, chegou a inspirar o enredo da escola de samba São Clemente, no Carnaval do Rio.

Segundo a Petlove, o objetivo do CensoPet é oferecer dados concretos que ajudem a nortear políticas públicas, ações de conscientização e decisões estratégicas no setor pet. A ideia é promover um cuidado mais acessível, inclusivo e alinhado com o perfil real da população animal no país.

27 de julho de 2025, 11:20

Compartilhe: