sábado, 20 de setembro de 2025

Vitória faz campanha via PIX para pagar “bicho” dos jogadores

Foto: DIVULGAÇÃO

Thyara Araujo

O Esporte Clube Vitória está realizando uma campanha pedindo doações via PIX aos torcedores para pagar o “bicho” dos jogadores após o time vencer as duas últimas partidas: no último domingo (10) o time venceu o São José por 2 a 1, e no dia 2 de julho derrotou o Figueirense por 2 a 0.

Ao confirmar ao Toda Bahia a realização da campanha de doação, o presidente do Vitória, Fábio Mota, explicou que a conta estava bloqueada antes por conta do grande passivo do clube. “Por conta disso, os bloqueios nas contas do Vitória são constantes”, disse ele.

Mota não detalhou o valor do “bicho”, mas disse que o clube já arrecadou 40% do necessário para pagar os dois “bichos” das duas últimas vitórias.

Os dados para doação são:

Pix (CNPJ)
15 217 003/0001-59
Banco Itaú (341)
Ag. 1576
Conta 18.566-2

Bicho no futebol

Até meados da década de 1910, os jogadores de futebol sequer eram remunerados para exercer a profissão. Com o objetivo de instigar a rivalidade entre times e estimular que vencessem a partida, os sócios dos clubes pagavam determinadas quantias em dinheiro para os atletas em caso de vitória.

Para não divulgar a origem real desses prêmios, eles costumavam dizer que haviam ganhado o valor no “Jogo do Bicho”, que era legalizado na época. A partir daí, começou a se popularizar o chamado “bicho no futebol”.

O prêmio pago aos jogadores e à comissão técnica dos clubes em caso de vitória também pode ser recebido em caso de empate, a depender do que for combinado entre as partes.

Por exemplo, pode-se estipular o recebimento desse “pagamento por fora” em forma de prêmio caso a equipe chegue à final de um campeonato. Dessa forma, é comum que o pagamento do bicho no futebol seja feito mediante o cumprimento de metas.

12 de julho de 2022, 16:02

Compartilhe: