Voo com deportados chega ao Brasil em meio à transição entre governos Trump e Biden
Da redação
Um avião com 88 imigrantes brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou nesta sexta-feira, 24, no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Apesar de ser o primeiro voo de deportação registrado desde que Donald Trump assumiu a presidência, as deportações fazem parte de um processo iniciado anteriormente, ainda durante a administração de Joe Biden.
Fontes do Itamaraty explicaram que voos desse tipo têm ocorrido desde 2017, após o Brasil firmar um acordo com os Estados Unidos para agilizar o retorno de brasileiros em situação irregular. O objetivo principal do acordo é reduzir o tempo de detenção de brasileiros nos EUA por questões migratórias.
As deportações, segundo as autoridades, acontecem apenas em casos inapeláveis, ou seja, quando não há mais possibilidade de recurso. Por isso, o governo brasileiro avalia que o voo não está relacionado diretamente à mudança de comando na Casa Branca.
Enquanto isso, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, publicou imagens nas redes sociais mostrando imigrantes sendo embarcados. No entanto, não forneceu detalhes sobre o número de pessoas ou seus destinos. Com informações do Estadão.