domingo, 10 de maio de 2026

Wagner rebate Coronel e nega voto a favor da volta das coligações

Foto: Divulgação

Da Redação

Por meio da assessoria, o senador Jaques Wagner (PT) reafirmou hoje (24) que vai votar contra a volta das coligações, tema que já passou na Câmara Federal e que tramita agora no Senado dentro da reforma eleitoral. O senador Ângelo Coronel (PSD) postou nas redes um vídeo no qual afirma, no final, que a bancada baiana na Casa iria votar unida a favor.

“Você que é candidato a deputada e deputado, tenham certeza que o trio aqui vai votar conjunto para o retorno das coligações”, disse Coronel. O vídeo foi gravado durante um encontro entre os três senadores – Otto Alencar (PSD) também participou – na casa de Coronel, que aconteceu no domingo (22).

Wagner informou novamente, pela assessoria, que é contra a volta das coligações. Ele reafirmou o compromisso de defender a possibilidade de os partidos formarem federações, que é uma espécie de coligação mais qualificada, já que as siglas são obrigadas a permanecer unidas por quatro anos, e não apenas no período eleitoral.

“As coligações não miram nem o futuro do Brasil, nem a democracia. Só são defendidas por aqueles sentem sua reeleição ameaçada”, disse Wagner numa entrevista na semana passada.

“No Senado, vou tentar viabilizar o conceito de federação partidária, que também prevê a união de partidos durante o período eleitoral, mas estabelece mais compromissos para manter uma fidelidade. Um modelo já adotado em outras democracias e que ajuda, principalmente, partidos que não conseguem montar chapas sozinhos”, acrescentou.

O senador Otto Alencar não quis antecipar o voto sobre a volta das coligações.

 

24 de agosto de 2021, 11:31

Compartilhe: