Youtuber Rafael Chocolate é condenado a pagar R$ 50 mil por ‘pegadinhas’ na internet
Da Redação
O youtuber Rafael Francisco Cavalcanti da Silva, conhecido como Rafael Chocolate, foi condenado a pagar R$ 50 mil em indenizações por danos morais a duas vítimas de vídeos de “pegadinhas” publicados em suas redes sociais. A decisão é do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
As ações foram movidas por pessoas que afirmaram não ter autorizado o uso de suas imagens e relataram constrangimento e prejuízos emocionais após a exposição nos vídeos. Uma das vítimas contou ter desenvolvido problemas psiquiátricos e até perdido o emprego em decorrência da repercussão das gravações.
Rafael Chocolate, que soma mais de 5,4 milhões de inscritos no YouTube e cerca de 900 mil seguidores no Instagram, é conhecido por produzir “pegadinhas” com desconhecidos — como fingir ser uma pessoa com deficiência ou simular um engasgo em locais públicos.
Em um dos casos julgados, ocorrido em dezembro de 2019, o influenciador jogou um balde sobre a cabeça de um homem que caminhava na rua, sem consentimento. Mesmo após o pedido da vítima para não divulgar as imagens, o vídeo foi publicado, com o rosto apenas borrado. Segundo o processo, ao menos 15 pessoas reconheceram o homem, que passou a ser alvo de chacotas e foi posteriormente diagnosticado com transtorno de ansiedade e depressão.








