sábado, 13 de junho de 2026

PT e PSD ficam com diretorias da Codeba; PSB aguarda definição para ficar com presidência

Foto: Divulgação

Da Redação

O PT e o PSD emplacaram duas diretorias da Companhia das Docas da Bahia (Codeba). José Demétrius Silva Moura, ex-secretário de Cultura de Camaçari, foi confirmado na Empresarial e de Relação. Já Luiz Humberto Lisboa Castro, ex-diretor de Habitação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), ficou no comando da Diretoria de Infraestrutura e Gestão Portuária.

José Demétrius foi indicado pela deputada federal Ivoneide Caetano (PT), esposa do ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT), atual secretário estadual de Relações Institucionais do governo Jerônimo Rodrigues (PT). Já Luiz Humberto é ligado ao deputado federal Gabriel Nunes (PSD).

O PSB baiano, por meio da deputada federal Lídice da Mata, reivindica a presidência da Codeba. A parlamentar já indicou para o posto ex-presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) Antonio Carlos Tramm, mas a nomeação ainda não saiu. O órgão é subordinado ao Ministério dos Portos e Aeroportos, comandado por Márcio França (PSB-SP), mas entrou na mira do Centrão.

Como já mostrou o Toda Bahia, a Codeba é alvo de disputa política por conta dos salários que podem ultrapassar R$110 mil nos cargos de diretoria. Quem preside interinamente o órgão é a atual diretora de Gestão Administrativa e Financeira, Gilmara Temóteo, indicada pelo empresário Roberto Oliva, dono da Intermarítima.

21 de julho de 2023, 07:49

Compartilhe: