terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Rapidinhas: A cautela de Rui, o “doutor assassino”, todos contra Otto e a eleição a conta-gotas dos bolsonaristas baianos

Foto: Divulgação

Alberico Gómez e equipe

Rui prega cautela

Ministro da Casa Civil, o petista Rui Costa pregou cautela da própria legenda sobre a sucessão na Câmara Federal. “Ainda tem muito tempo pela frente. Acho que o PT, que é o segundo maior partido da Câmara, tem que tomar decisão ponderada, no momento adequado. Usar um pouco o tempo para tomar decisão acertada”, disse Rui durante visita a Itabuna, no sábado (14), quando participou de um ato da campanha do prefeito Augusto Castro (PSD), candidato à reeleição.

Juras de Elmar

Na semana passada, Rui recebeu o deputado Elmar Nascimento (União), um dos candidatos à presidência da Câmara e de quem o ministro se aproximou nos últimos meses. Segundo interlocutores do parlamentar baiano, Elmar, que também se reuniu com o presidente Lula, fez juras de amor ao Planalto e ao PT. Abandonado pelo atual chefe do Legislativo, Arthur Lira (PP-AL), prometeu que, se tiver o apoio dos petistas, será um aliado fiel na esfera federal e vai conduzir o União Brasil para apoiar a reeleição.

Doação a Pancadinha

Por falar em Elmar, ele articulou a doação de R$391,2 mil da direção estadual do União Brasil para a campanha do deputado estadual Pancadinha à Prefeitura de Itabuna. O valor é bem superior aos R$80 mil destinados pelo partido do candidato, o Solidariedade, que dispõe de um valor bem inferior para distribuir nas eleições deste ano. Vale lembrar que Pancadinha integra a chamada “bancada de Elmar” na Assembleia Legislativa. O MDB, que indicou Diego Pitanga para a vice do parlamentar, não deve contribuir.

“Doutor assassino”

Durante uma caminhada de campanha no final de semana, o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo (União), que é candidato a reeleição, foi surpreendido ao ser atacado por uma eleitora. “Você é um doutor assassino. Você matou a nossa avó”, disse a jovem, depois de ser cumprimentada pelo gestor. O vídeo do momento constrangedor foi publicado nas redes sociais pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), que apoia no município a candidatura do ex-deputado Uldurico Júnior (MDB). “Por isso dizem que ele (Belitardo) não cuida da saúde do município”, comentou.

Conta-gotas

Sem chances de eleger prefeitos ideologicamente alinhados ao bolsonarismo na Bahia, as principais lideranças conservadoras no Estado adotaram a estratégia de impulsionar candidaturas a vereador afinadas ao projeto do ex-presidente pensando em 2026. O deputado federal Capitão Alden, por exemplo, passou o final de semana participando de eventos de aliados em chapas proporcionais nas cidades de Ilhéus, Jequié e Ipiaú. Em Salvador, ele aposta as fichas na eleição para a Câmara Municipal do jovem Alexandre Moreira, assessor do deputado estadual Diego Castro (PL), outro bolsonarista.

Disputa na direita

Já o deputado estadual Leandro de Jesus (PL), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), lançou na capital o assessor William Farias (PL) como candidato a vereador. Tanto Leandro quanto Diego também apostam em candidaturas proporcionais no interior. A estratégia é apoiar um candidato com discurso conservador onde for possível. Vale lembrar que os dois bolsonaristas da Assembleia não se “bicam” e vivem disputando espaço na direita. Diego faz dobradinha com Alden e com a médica Raissa Soares (PL).

Todos contra Otto

Em Juazeiro, o senador Jaques Wagner (PT) decidiu entrar de cabeça na campanha do candidato do MDB, Andrei da Caixa. Depois de gravar para o programa eleitoral, o petista participou de um comício do emedebista no final de semana. Com isso, o senador Otto Alencar (PSD) é, atualmente, o único dos caciques políticos da base governista na Bahia a ficar contra Andrei – o parlamentar apoia a candidatura de Celso Castro (PSD), sobrinho do ex-prefeito Isaac Carvalho (PT). O governador Jerônimo Rodrigues (PT), por exemplo, já este duas vezes em atos ao lado de Andrei. Derrotar Otto depois de todas as reviravoltas políticas em Juazeiro virou questão de honra.

Primitivos da vez

O deputado federal Arthur Maia (União) ficou criticou as agressões trocadas entre o do comunicador José Luiz Datena (PSDB) e o bolsonarista Pablo Marçal (PRTB) no debate da TV Cultura, realizado domingo (15), entre os candidatos a prefeito de São Paulo (SP). Em vídeo nas redes sociais, o parlamentar classificou as cenas como “deploráveis” e “primitivas”. Vale lembrar que Maia, quando presidiu a CPI Mista dos Atos Antidemocráticos, também ficou de cabeça quente com congressistas bolsonaristas, chegando a ameaçar colegas de expulsão da comissão. Mas nunca utilizou banco como arma.

Esconderam Geraldinho

O PT de Salvador inaugurou um comitê no Nordeste de Amaralina para fortalecer as campanhas dos candidatos a vereador do partido no bairro e na região, que abrange ainda o Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e Chapada do Rio Vermelho. O curioso é que o espaço não conta com uma foto do postulante da sigla ao Palácio Thomé de Souza, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB). O evento de inauguração do comitê, que aconteceu neste domingo (15), contou com a presença da vice do emedebista, Fabya Reis, que é petista.

Corno Bondoso

Toda eleição tem aquele candidato com um nome inusitado que busca o voto por meio da piada. Geralmente, o fenômeno acontece no interior, mas vez ou outra surge um “engraçadinho” na capital. Nas eleições deste ano, por exemplo, há um concorrente a vereador em Salvador que se registrou com o nome de Eliseu Corno Bondoso. Na foto da urna, ele aparece usando um capacete com um par de chifres. Filiado ao PRTB, o nome verdadeiro do cidadão, que é comerciante, é Eliseu Santos Oliveira.

16 de setembro de 2024, 17:05

Compartilhe: