Noiva desabafa sobre desabamento de igreja em Salvador e irrita internautas
![](https://todabahia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/video-foi-apagado-apos-as-criticas-2601887-article-1000x530.jpg)
Da Redação
A brasiliense Maria Antonietta, que mora nas Filipinas, gerou polêmica ao lamentar o desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, onde realizaria seu casamento dentro de um mês. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ela expressou sua frustração com a situação, destacando que havia pago R$ 15 mil para reservar o local.
“Para mim, não era só uma igreja. Eu ia casar em Salvador exclusivamente por causa dela. Desde que me conheço por gente, sonho em me casar nesse lugar”, desabafou. Ela também criticou a falta de preservação do patrimônio histórico: “É uma burocracia, são várias coisas. É total falta de responsabilidade não ter preservação.”
A postagem, no entanto, gerou revolta na web, pois a noiva não mencionou a morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, atingida pelos escombros durante o desabamento na quarta-feira (5). “Enquanto uma família chora pela perda, você está preocupada com seu casamento?”, comentou um usuário. Após as críticas, Maria Antonietta apagou o vídeo.
De acordo com o frei Lorrane Clementino, três casamentos estavam agendados para acontecer na igreja este ano, e os noivos serão reembolsados. Segundo o especialista José Dirson Argolo, o reparo do teto pode levar cinco anos e custar mais de R$ 10 milhões.
Desabamento e investigações
A tragédia aconteceu na tarde de quarta-feira (5) e deixou uma vítima fatal e cinco feridos. A igreja, que recebe inúmeros turistas, já apresentava problemas estruturais antigos. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi condenado a realizar obras de recuperação, mas a restauração nunca foi concluída. A Polícia Federal não descarta a hipótese de homicídio no caso.