sábado, 22 de fevereiro de 2025

Rapidinhas: Os tucanos e a porteira fechada na Saúde, o trade de olho na sucessora, a tentativa de reação de Adolfo e Rosemberg mantido

Foto: Divulgação

Alberico Goméz e equipe

Porteira fechada

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), prometeu entregar ao PSDB a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a porteira fechada. Ou seja, todos os principais cargos da pasta serão preenchidos por pessoas selecionadas pelos tucanos, mesmo para as funções de caráter mais técnico. Nesta terça-feira (11), já ocorreu o primeiro movimento nesse sentido. Mácia Pereira Fernandes de Barros deixou a diretoria de Gestão de Pessoas, cedendo o lugar para Mariana Trocolo Guedes, escolhida pelo novo secretário, Rodrigo Alves, empossada ontem (10) após ser indicado pelo deputado federal Adolfo Viana (PSDB).

Novas influências

Márcia Pereira, que foi remanejada para a mesma função na Secretaria Municipal de Gestão (Semge), onde Mariana Trocolo trabalhava na diretoria de Gestão de Pessoas até Rodrigo Alves deixar a pasta e assumir o comando da SMS, é ligada à vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT). Embora tenha deixado a Saúde antes das eleições de 2024, a pedetista ainda exerce influência direta sobre a secretaria, o que deve ter um fim na era tucana. Vale lembrar que Rodrigo optou por manter, até o Carnaval, Alexandre Reis como subsecretário – ele exercia a mesma função com Ana Paula antes de ser promovido a secretário com a saída da vice-prefeita.

 

Olho na sucessora

Ana Paula, por sua vez, deve ser anunciada em breve pelo prefeito como a nova secretária de Cultura e Turismo. Esse é o desejo manifestado pelos principais dirigentes dos órgãos subordinados à pasta, a exemplo dos presidentes da Saltur, Isaac Edington, e da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro. Os dois, por sinal, são remanescentes da primeira gestão de ACM Neto (União). Externamente, o trade turístico e segmentos culturais de Salvador também querem Ana Paula no comando da secretaria, entendo que a pasta ganhará um peso político importante sendo comandada pela vice-prefeita e provável sucessora de Bruno Reis em 2028.

Estádio municipal

O vereador de Salvador Ricardo Almeida (DC) apresentou um projeto de indicação sugerindo a Bruno Reis que a Prefeitura construa um estádio próprio. Na justificativa para a proposição, o edil citou que mais de 40 cidades na Bahia já contam com um equipamento do tipo administrado pelo poder público municipal para estimular práticas esportivas. No caso da capital, o governo do Estado é responsável pelo Estádio de Pituaçu e integra a Parceria Público-Privada (PPP) que faz a gestão da Arena Fonte Nova.

Advertência de Pellegrino

O conselheiro Nelson Pelletrino, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), advertiu a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União), em razão de irregularidades detectadas por auditores da Corte na infraestrutura e condições da oferta da merenda escolar aos alunos do ensino infantil e fundamental. Os técnicos detectaram quantidade insuficiente de nutricionistas para atender as escolas (apenas 12), quando o número adequado seria de 20 profissionais, considerando a quantidade total de alunos (44.232 mil alunos em oito unidades escolares). Também foi constatado a inexistência de controle de qualidade da água utilizada para o consumo humano e preparo da merenda.

 

Mediação da ponte

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julga na tarde desta terça-feira (11) a proposta de mediação para superar impasses relacionados à construção da ponte Salvador-Itaparica. A pauta única, devido à importância do tema, representa um fato inédito, pois é o primeiro procedimento de tentativa de consenso da história da Corte. A busca é por um entendimento entre o governo da Bahia e a concessionária responsável pela intervenção, prometida pelo PT desde o segundo governo do hoje senador Jaques Wagner.

 

Tentativa de reação

Após ser afastado temporariamente da presidência da Assembleia, por decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida ontem (10), o deputado Adolfo Menezes (PSD) embarcou para Brasília na manhã desta terça-feira (11). Ele deve tentar uma audiência com o próprio Gilmar e outros ministros da Corte, que devem julgar o mérito da questão no próximo dia 22. Adolfo também deve se encontrar com os senadores Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD).

 

Liderança mantida

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) decidiu manter o deputado Rosemberg Pinto (PT) na liderança do governo na Assembleia. O chefe do Executivo estadual considerou que o parlamentar merece seguir no posto após o “sacrifício” de retirar o nome da disputa pela primeira vice-presidência do Legislativo baiano, em nome da unidade da base, evitando um bate-chapa com o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) pelo posto. Há quem diga, no entanto, que Rosemberg não tinha outra opção, diante da posição do governador de que a presidência da Casa deveria ficar com o PSD, mesmo se Adolfo caísse.

Fazendo história

Com a decisão do STF, quem assume a presidência da Assembleia é a deputada Ivana Bastos (PSD), a primeira vice. É a primeira mulher a presidir o Legislativo baiano mesmo que interinamente. Ivana, no entanto, está cautelosa aguardando uma decisão definitiva do STF sobre a reclamação constitucional movida pelo deputado Hilton Coelho (PSOL) e que pediu a anulação da reeleição de Adolfo. Até porque a ação pede que o Judiciário determine uma nova eleição para a presidência.

Prejuízo nos Correios

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (11), a Operação Rota de Colisão, que mira o desvio de objetos postais do Centro de Distribuição dos Correios em Ilhéus. Segundo a PF, parte dos bens desviados, principalmente celulares, foi revendida no comércio local. Com o desvio das mercadorias, os Correios foram obrigados a pagar indenizações aos destinatários que ficaram sem os produtos. O prejuízo da estatal passou de R$ 270 mil.

11 de fevereiro de 2025, 13:54

Compartilhe: