domingo, 13 de julho de 2025

Festival de Fanfarras e Balizas celebra 2 de Julho com música, tradição e premiação no Campo Grande

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Da redação

A terceira edição do Festival de Fanfarras e Balizas, promovida pela Prefeitura de Salvador, levou neste sábado (8) a arte produzida por 18 grupos escolares para a Praça do Campo Grande, no Centro da capital baiana. A ação faz parte das celebrações pela Independência do Brasil na Bahia, o tradicional 2 de Julho, e é realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

As apresentações aconteceram a partir das 8h, com fanfarras de escolas públicas municipais e estaduais de Salvador e da Região Metropolitana. Elas já haviam participado do desfile cívico do 2 de Julho e voltaram ao centro da cidade para competir por troféus, certificados de participação e prêmios.

“O concurso de fanfarras e balizas já é uma tradição. E, neste ano, eu acho que finalmente encontramos o formato ideal: um dia exclusivo para o concurso, independente da festa, em um local que tem tudo a ver com o 2 de Julho, o Campo Grande. Tivemos fanfarras maravilhosas, um trabalho muito cuidadoso, sabe? É um incentivo fundamental. Fanfarras são patrimônio, são memória. E nós vamos estar sempre atentos, na luta pela preservação e pelo apoio a esse patrimônio soteropolitano”, disse Fernando Guerreiro, presidente da FGM.

Esta é a primeira vez em que o festival ocorre num novo formato, com apresentações fora do cortejo cívico e em um palco montado especialmente para o evento. A ideia, de acordo com a FGM, é dar ainda mais visibilidade ao trabalho artístico e pedagógico desenvolvido pelas fanfarras e por suas equipes.

12 de julho de 2025, 18:00

Compartilhe: