sábado, 8 de novembro de 2025

Projeto Imagem conclui seis primeiras edições com visitas a mais de 70 iniciativas vitivinícolas pelo Brasil

Foto: Siderlei Ditadi/Projeto Imagem

A Serra Fluminense marcou o encerramento das seis primeiras edições do Projeto Imagem, levando convidados a vivenciar de perto a riqueza e a diversidade da vitivinicultura brasileira. Entre janeiro e agosto de 2025, os convidados percorreram regiões consolidadas e novas fronteiras do vinho nacional, passando também pela Serra Gaúcha (RS), Bituruna (PR), São Roque (SP), Vale do São Francisco (PE e BA) e Cerrado Mineiro (MG).

Ao todo, 42 profissionais, entre jornalistas, criadores de conteúdos, sommeliers e pesquisadores, participaram das experiências, como visitas guiadas por vinícolas e vinhedos, colheita e pisa de uva, jantares e almoços harmonizados, roteiros por lugares históricos, passeios de barco e de trator, entre outros, em mais de 70 iniciativas vitivinícolas em mais de 20 municípios. Uma última edição está prevista para ocorrer na Campanha Gaúcha, encerrando este ciclo de ações.

A convite do Consevitis-RS e do Sebrae Nacional, o jornalista José Falcón Lopes, autor da Coluna VinhosBahia, representou o site TodaBahia na visita do Projeto Imagem às vinícolas no Vale do São Francisco.

Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira

O Projeto Imagem integra o convênio “Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira”, firmado entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae Nacional. O objetivo central é ampliar o consumo per capita de vinhos e espumantes nacionais, evidenciando a qualidade e promovendo a valorização desses produtos no mercado interno.

Além de promover o vinho brasileiro junto a formadores de opinião e potenciais multiplicadores, o projeto busca fortalecer toda a cadeia produtiva, que envolve desde microempreendedores individuais (MEI) até vinícolas de médio e grande porte, passando por produtores de uva, agentes comerciais e especialistas do setor.

As ações estão concentradas em sete estados prioritários – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco – e abrangem regiões vitivinícolas e enoturísticas estratégicas do país. O convênio contempla também iniciativas voltadas à qualificação de produtores, estímulo à formalização de negócios, pesquisas de inteligência de mercado e campanhas promocionais, consolidando uma agenda de fortalecimento da vitivinicultura nacional.

“Nessa jornada sensorial e cultural visamos promover e valorizar os vinhos brasileiros, experiências e histórias, fortalecer o enoturismo, contribuir para disseminar a cultura do setor, ressaltar as potencialidades e singularidades de cada região. Esse projeto é muito importante, pois é uma forma de aproximar não só os jornalistas e formadores de opinião com os produtores e as regiões, mas especialmente divulgar com credibilidade a pujança do setor vitivinícola nacional para o público em geral”, avalia a gerente de promoção para o mercado interno do Consevitis-RS, Cristina Carniel.

“O Projeto Imagem fortalece a vitivinicultura nacional ao ampliar o consumo per capita e valorizar a qualidade dos vinhos brasileiros. A iniciativa também orienta pequenos produtores e vinícolas na tomada de decisões, impulsionando o empreendedorismo, a formalização dos negócios e a competitividade da cadeia produtiva”, destaca a analista da Unidade de Competitividade, Núcleo de Agronegócios do Sebrae Nacional, Carmen Sousa.

Na página do Vinho Brasileiro no YouTube é possível assistir a vídeos de cada uma das edições do Projeto Imagem.

#Com informações da Assessoria de Imprensa do Consevitis-RS.

13 de setembro de 2025, 08:35

Compartilhe: