Zema faz primeira agenda no Nordeste como pré-candidato ao Planalto
Da Redação
O pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), cumprirá na próxima semana sua primeira agenda no Nordeste desde que iniciou a corrida eleitoral de 2026. O ex-governador de Minas Gerais visitará Pernambuco e Paraíba, participando de encontros políticos, reuniões com empresários e eventos tradicionais das festas juninas. A reportagem é do jornal O Globo.
De acordo com sua pré-campanha, Zema terá compromissos em Recife, Caruaru e Campina Grande entre os dias 18 e 21 de junho. A programação inclui reuniões com filiados do Novo, visitas à Associação Comercial de Caruaru, ao Museu do Mestre Vitalino, à Feira de Caruaru e participação nos festejos de São João da cidade.
A visita ocorre em uma região considerada um dos principais redutos eleitorais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em eleições anteriores, Zema protagonizou polêmicas ao comparar o Nordeste a “vaquinhas magras” ao criticar a distribuição de recursos federais entre as regiões do país, declaração que gerou reação do Consórcio Nordeste.
Posteriormente, o ex-governador afirmou que suas palavras foram mal interpretadas, mas voltou a ser alvo de críticas em 2025 ao questionar a dependência de estados e municípios em relação aos repasses da União. As declarações foram novamente rebatidas pelo Consórcio Nordeste, que defendeu a importância das políticas de desenvolvimento regional e contestou as críticas feitas pelo pré-candidato.








