quinta-feira, 30 de abril de 2026

Aeronautas aprovam acordo coletivo até 2026 e afastam risco de greve

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Da redação

Os aeronautas aprovaram a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho válida para os anos de 2025 e 2026, após negociação mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Com o acordo, foi encerrada a possibilidade de greve no setor e cancelada a assembleia que estava prevista para esta segunda-feira para discutir uma eventual paralisação.

O entendimento foi firmado entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e as empresas aéreas, garantindo a manutenção das operações e a normalidade dos voos em todo o país. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nas redes sociais que o acordo traz mais previsibilidade ao setor e segurança aos passageiros.

A proposta foi aprovada por 65,93% dos votantes, enquanto 32,77% se posicionaram contra e 1,29% se abstiveram. Entre os principais pontos estão o reajuste salarial baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescido de 0,5%, totalizando aumento de 4,68%, além da correção de 8% no valor do vale-alimentação.

Com a decisão, a categoria assegura o funcionamento regular da aviação comercial durante o período de vigência do acordo e elimina o risco de paralisações nos próximos dois anos.

29 de dezembro de 2025, 11:26

Compartilhe: