sexta-feira, 8 de maio de 2026

André Mendonça diz não ter acesso à delação apresentada por banqueiro investigado

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Da Redação

O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, afirmou nesta quinta-feira (7) que ainda não teve acesso ao conteúdo da proposta de delação premiada apresentada pela defesa do banqueiro Daniel Vorcaro à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República.

A manifestação foi divulgada após reportagens indicarem que o magistrado teria demonstrado resistência em homologar os termos atuais da colaboração. Em nota, Mendonça ressaltou que acordos de delação precisam apresentar resultados concretos para produzir efeitos jurídicos.

“A colaboração premiada é um ato de defesa, um direito assegurado ao investigado. Para que produza efeitos, a colaboração deve ser séria e efetiva”, afirmou o ministro.

André Mendonça também destacou que as investigações relacionadas ao Banco Master
continuarão independentemente de eventual acordo de colaboração premiada.

“Cabe esclarecer, ainda, que o ministro até o presente momento, não teve acesso ao teor do material entregue pela defesa à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República”, acrescentou.

Daniel Vorcaro está preso na superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Em março, ele voltou a ser alvo da Operação Compliance Zero, que apura supostas fraudes financeiras envolvendo o Banco Master e a tentativa de compra da instituição pelo BRB

08 de maio de 2026, 10:00

Compartilhe: