quinta-feira, 25 de junho de 2026

Após pedidos de desfiliação, Luciano Bivar diz que Ministério do Turismo pertence à cota da sigla, e não à  ocupante do cargo

Foto: Luís Macedo/Agência Camara

Da Redação

O presidente nacional do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar (PE), não vai abrir mão do Ministério do Turismo, após a deputada federal licenciada, Daniela Carneiro, atual chefe da pasta, pedir desfiliação do partido.

Em entrevista ao jornal O Globo, Bicar afirmou que o Ministério do Turismo pertence à cota da sigla, e não à  ocupante do cargo.

Daniela Carneiro e outros cinco parlamentares da Câmara pediram a liberação para se desfiliar sem correr risco da perda do mandato.

Na entrevista, Bivar ressaltou que o partido investiu verbas milionárias do fundo eleitoral para eleger parlamentares fluminenses. Os deputados querem “justa causa” para a desfiliação, sob o argumento de “assédio” por parte da direção nacional.

Na ação em tramitação Justiça Eleitoral para a desfiliação, os parlamentares afirmam que Luciano Bivar chegou a bloquear senhas de acesso ao sistema usado para realização de convenções municipais.

Afirmam ainda que Bivar usa “expedientes autoritários” similares em outros estados para manter o controle político da legenda.

Os parlamentares ainda declararam ao tribunal que Bivar e seu vice, Antonio Rueda, vem nomeando aliados para cargos dentro do partido e do governo.

Daniela é um dos três nomes indicados pelo União Brasil para compor o primeiro escalão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sigla comanda ainda as pastas das Comunicações e Integração e Desenvolvimento Regional.

12 de abril de 2023, 09:54

Compartilhe: