Caixa conclui pagamento do Auxílio Gás de 2025 nesta terça-feira (23)
Da Redação
A Caixa Econômica Federal finaliza nesta terça-feira (23) o pagamento da parcela de dezembro do Auxílio Gás, no valor de R$ 110. Nesta última etapa, recebem o benefício as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 0.
Neste mês, o programa atende cerca de 4,4 milhões de famílias em todo o país. O Auxílio Gás tem duração prevista até o fim de 2026 e, desde o fim de 2022, passou a cobrir 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos, após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição.
O benefício é pago a cada dois meses e segue o mesmo calendário do Bolsa Família. Em dezembro, os depósitos ocorreram até o dia 23, conforme o final do NIS dos beneficiários.
Têm direito ao Auxílio Gás as famílias inscritas no CadÚnico que possuam ao menos um integrante recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A legislação do programa estabelece prioridade para mulheres responsáveis pelo núcleo familiar e para mulheres em situação de violência doméstica.
Transição
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que deverá substituir gradualmente o Auxílio Gás. A principal mudança é que o benefício deixará de ser pago em dinheiro e passará a ser concedido por meio da retirada direta da recarga do botijão em revendedoras credenciadas.
A meta do novo programa é ampliar o alcance do benefício, atendendo cerca de 15 milhões de famílias. No fim de novembro, o Gás do Povo começou a ser distribuído para 1 milhão de famílias em capitais como Salvador, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre.








