quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Ex-diretor da OAS corrobora retratação de Léo Pinheiro sobre delação contra Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Da Redação

Ex-diretor da OAS, Augusto Cesar Uzeda corroborou a retratação feita por Léo Pinheiro relacionada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e negou acusações feitas contra o petista pelo ex-presidente da empreiteira.

Léo Pinheiro havia feito as acusações contra Lula em uma delação premiada firmada com a Lava-Jato. Segundo a colunista Bela Megale, do jornal o Globo, Uzeda foi apontado por Pinheiro como testemunha que poderia corroborar fatos apresentados por ele em uma investigação aberta contra o petista pelos crimes de corrupção e tráfico de influência internacional.

A investigação foi arquivada neste mês. Léo Pinheiro escreveu uma carta de próprio punho em que voltou atrás sobre acusações que apresentou em seu acordo. Além desse documento, as informações prestadas por Uzeda também integraram os argumentos da defesa de Lula para pedir que o caso fosse encerrado.

Ainda de acordo com a colunista, nos esclarecimentos por escrito, com 17 tópicos, Uzeda disse que não presenciou nenhum pedido para obter o envolvimento de Lula no aumento de capital do Banco Centro Americano de Integração Econômica (BCIE) durante um evento da OAS realizado em 2011 na Costa Rica.

Uzeda afirmou que toda agenda que presenciou, incluindo uma palestra do petista e um jantar, foi “em local público com centenas de pessoas”.

 

20 de setembro de 2021, 08:56

Compartilhe: