EXCLUSIVO: Embaixadora da Bahia Vinho Show, Esmeralda Stallone compartilha dicas valiosas com os participantes da maior feira de vinhos do Nordeste
José Falcón Lopes
A sommelière Esmeralda Stallone é a embaixadora oficial da 11ª edição da Bahia Vinho Show, evento que vai acontecer exatamente daqui a uma semana, de 06 a 08 de dezembro, no Clube Espanhol, em Salvador. O convite para a missão de representar a maior feira de vinhos do Nordeste partiu de Ivan Baldivieso, fundador e organizador da Bahia Vinho Show, que a Coluna VinhosBahia já teve a honra de entrevistar (clique aqui para ler a entrevista de Ivan Baldivieso).
Formada pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), Esmeralda é também especialista em uvas e vinhos italianos e carrega no seu sobrenome a tradição da família Stallone. Seu pai, Marco Stallone, é proprietário da Vinífera, uma das maiores importadoras de vinhos da Itália.
Nesta entrevista exclusiva para a Coluna VinhosBahia, Esmeralda conta um pouco da sua trajetória no mundo dos vinhos e compartilha dicas valiosas para este evento imperdível que será a 11ª Bahia Vinho Show. Prepare sua taça e boa leitura.
Coluna VinhosBahia: Você pode contar um pouco da sua trajetória no mundo dos vinhos?
Esmeralda Stallone: Minha trajetória no mundo dos vinhos começou em 2020, quando me inscrevi pela primeira vez num curso de vinhos. Eu nunca tinha estudado sobre vinhos, era um mundo completamente novo pra mim por mais que eu já tomasse vinho em casa com meus pais. Já tinha uma experiência prévia, mas não era uma experiência técnica. Era, assim, vinho para acompanhar a comida. E eu não sabia que o curso que eu tinha me inscrito era um curso de nível intermediário para avançado. Então foi um choque pra mim entrar nessa turma e estar com pessoas que já falavam sobre aromas, sobre análise sensorial do vinho, sendo que eu nunca tinha feito. Eu já sabia os nomes das uvas, conhecia mais uvas e vinhos italianos porque vim de uma família italiana. Então não tinha muito contato com as uvas e os vinhos que a gente estudava no curso. Eram uvas e vinhos internacionais. Então minha primeira experiência foi realmente uma descoberta, algo novo e ao mesmo tempo assustador. Foi a partir daí que eu comecei a me apaixonar pelo mundo do vinho, querer estudar sempre mais, saber sempre mais. Desde então, vim fazendo alguns cursos focados em vinhos italianos, fiz o curso de sommelier pela ABS do Rio Grande do Sul e venho atuando dentro da importadora Vinífera. Comecei fazendo treinamentos para as brigadas de garçons, para as equipes dos restaurantes e depois comecei também a guiar degustações e a participar de eventos de vinhos. Foi assim que eu comecei.
Coluna VinhosBahia: Sua responsabilidade aumenta por você pertencer a uma família com tradição neste segmento?
Esmeralda Stallone: Eu sinto que sim, que minha responsabilidade aumenta porque falar sobre vinho não é apenas um trabalho, mas é também falar sobre tradições da família. No começo foi um pouco difícil, porque o mais comum é começar com uvas e vinhos nacionais, argentinos, rótulos mais locais. É o que tem mais material, mais cursos, são os vinhos que as pessoas mais tomam. Então, para mim, começar logo de cara com os vinhos italianos foi um pouco difícil. A Itália não é um país fácil: são muitas uvas, muitas denominações, muitas regras difíceis e os vinhos italianos aqui no Brasil representam uma média de 5% do mercado. Então é um nicho muito específico, nem todo mundo conhece. Às vezes você se sente um pouco excluído por estar nesse nicho, mas hoje em dia eu sou muito grata por trabalhar com vinhos italianos, poder representar um pouquinho da tradição da minha família e poder falar sobre vinhos da família. Hoje em dia eu sou muito feliz por ter essa responsabilidade.
Coluna VinhosBahia: Você é a embaixadora da 11a edição da Bahia Vinho Show, que vai acontecer de 06 a 08 de dezembro no Clube Espanhol, em Salvador. Qual a importância dessa feira para o nosso estado?
Esmeralda Stallone: A Bahia Vinho Show é o maior evento de vinho da Bahia. É um evento de grande porte com muitos importadores, muitos produtores estrangeiros e nacionais e também um grande fluxo de pessoas. No evento, além de poder experimentar uma grande variedade de vinhos, os participantes têm a oportunidade de assistir palestras e aulas sobre vinho e aprender mais sobre vinho e também sobre o mercado nacional e um pouco do mercado internacional graças às importadoras. É uma troca de experiências com outras pessoas que gostam de vinho, então é uma oportunidade para pessoas que já fazem parte ou pretendem abrir confrarias. Eu já conheço algumas confrarias que foram formadas na Bahia Vinho Show, então é uma experiência muito enriquecedora para os enófilos, para os participantes em geral e também para os profissionais da área. Tem uma grande participação de pessoas que trabalham com vinhos como sommeliers, profissionais da área tanto aqui de Salvador como do resto do Brasil. Tem alguns produtores que vêm do Rio Grande do Sul, tem produtores daqui da Bahia. É muito importante aqui para o cenário baiano e do Nordeste. Então é uma troca de conhecimentos e oportunidade de network também para os profissionais da área. É um evento superimportante para o cenário aqui da nossa região.
Coluna VinhosBahia: Como tem sido a sua experiência como embaixadora deste evento?
Esmeralda Stallone: Quando Ivan me procurou para ser embaixadora, fiquei muito feliz. Aceitei logo de primeira com muito entusiasmo. Eu conheço bem a Bahia Vinho Show há muitos anos. Participei de todas as edições sem exceção, então eu sei da qualidade desse evento. É um evento que eu gosto muito, gosto muito da equipe organizadora. Eu sei que é um evento que tem muito carinho, muito cuidado. Então fiquei muito feliz por ser embaixadora desse evento e tenho muito orgulho de poder representar esse evento tão importante para o cenário da Bahia.
Coluna VinhosBahia: Tem mais alguma informação que você acha importante destacar para os leitores da Coluna VinhosBahia?
Esmeralda Stallone: Vou dar algumas dicas para quem for participar da Bahia Vinho Show: chegar hidratado no evento e beber bastante água durante o evento, porque é muito vinho. A gente tem que aproveitar o evento do começo ao fim. É importante tentar beber uma quantidade pequena de vinho no começo, acompanhado por bastante água, para poder dar importância à degustação do primeiro vinho até o último vinho. E também conseguir apreciar os vinhos da maneira correta, ouvir o que os expositores, produtores e importadores têm a dizer sobre o vinho. Priorizar os vinhos e expositores com que nos identificamos mais, inclusive é possível adquirir os vinhos e é uma oportunidade porque, geralmente, são preços especiais. São preços únicos apenas para o evento. E uma dica sobre roupa: tentar evitar roupa branca. Eu falo por experiência própria porque nesses eventos de vinho pode acontecer de manchar a roupa com vinho tinto e depois não é legal pra sair. Mas vai ter um expositor com um produto específico para tirar manchas de vinhos. Então, quem manchar a roupa não se preocupe, porque vai ter uma solução lá no evento. Mas se puder evitar roupa branca é melhor. Acho que essas dicas são legais para aproveitar bem a Bahia Vinho Show. E ir de coração aberto para conhecer novos vinhos, novas histórias, novas vinícolas, sem preconceito sobre vinho de tal país ou de tal região. Ir de coração aberto para conhecer o máximo de vinhos possível. Vai ser um evento muito legal tanto para consumidores novos como para os mais experientes. Então aproveitem bastante esse evento que acontece só duas vezes por ano.