segunda-feira, 11 de maio de 2026

Governo Lula avalia recriar Ministério da Segurança Pública após saída de Lewandowski

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Redação

A possibilidade de desmembrar o Ministério da Justiça para recriar uma pasta específica de Segurança Pública voltou a ser discutida no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a decisão de Ricardo Lewandowski de deixar o comando do ministério.

Apesar da retomada do debate, não há consenso interno sobre a medida. Segundo informações da CNN Brasil, interlocutores do governo avaliam que a criação de um novo ministério no fim do mandato pode ser explorada pela oposição como uma ação de caráter eleitoreiro.

Também pesam contra a iniciativa a dificuldade de um eventual novo ministro apresentar resultados concretos a poucos meses das eleições de outubro e as restrições orçamentárias — ponto, inclusive, mencionado por Lewandowski em sua carta de despedida.

A criação do Ministério da Segurança Pública foi uma promessa de campanha de Lula em 2022, mas acabou sendo descartada ainda durante a transição de governo, quando se optou por manter a área vinculada ao Ministério da Justiça.

Nos bastidores, há resistência também no Judiciário. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Flávio Dino e Cristiano Zanin avaliam que a separação poderia fragilizar a atuação do sistema de Justiça, ao reduzir a integração entre as políticas de segurança pública e a estrutura judicial.

09 de janeiro de 2026, 08:30

Compartilhe: