quinta-feira, 30 de abril de 2026

Hackers fraudam sistema do CNJ e permitem saída ilegal de quatro detentos em Belo Horizonte

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

Quatro detentos deixaram o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, em Belo Horizonte, após hackers invadirem o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e fraudarem ordens judiciais de soltura. O caso é investigado pelas autoridades e envolve uma organização criminosa especializada em crimes cibernéticos e estelionato.

Os quatro presos haviam sido detidos no dia 10 de dezembro, junto com outras cinco pessoas suspeitas de integrar o grupo criminoso responsável pelo acesso ilegal ao sistema judiciário. Segundo a investigação, a organização utilizava logins e senhas vinculados a magistrados para entrar no sistema do CNJ, simular decisões judiciais e alterar informações sensíveis de processos, incluindo determinações de liberdade.

Ainda não há informações sobre como as credenciais de acesso atribuídas a juízes foram obtidas pelos criminosos. As apurações seguem em andamento para identificar falhas de segurança e possíveis responsabilidades.

Até a noite desta terça-feira (23), apenas um dos quatro detentos que deixaram o presídio havia sido recapturado. Os outros três permanecem foragidos.

24 de dezembro de 2025, 13:30

Compartilhe: