quarta-feira, 24 de junho de 2026

Moraes autoriza que polícias militares atuem no desbloqueio de rodovias

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Da Redação

O ministro do do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou, nesta terça-feira (1°), que policiais militares dos estados atuem para desobstruir as estradas durante as intervenções.

Segundo levantamento do g1, até o momento, cerca de 227 rodovias federais estão bloqueadas em todo o Brasil. Moraes já tinha determinado que os agentes adotassem medidas necessárias para que ocorresse o desbloqueio das vias.

“As polícias militares dos estados possuem plenas atribuições constitucionais e legais para atuar em face desses ilícitos, independentemente do lugar em que ocorram, seja em espaços públicos e rodovias federais, estaduais ou municipais, com a adoção das medidas necessárias e suficientes, a critério das autoridades responsáveis dos poderes executivos estaduais, para a imediata desobstrução de todas as vias públicas que, ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido”, escreveu o ministro.

A determinação de Moraes foca em identificar eventuais caminhões que foram utilizados para bloqueios, obstruções e/ou interrupções em causa. Além disso, que seja aplicada uma multa horária de R$ 100 mil aos responsáveis pela obstrução e, por fim, que ocorra a prisão em flagrante delito das pessoas que estão praticando tais crimes.

O ministro ainda determina que o desbloqueio das vias seja de forma segura para os pedestres, motoristas, passageiros e dos participantes do movimento ilegal.

01 de novembro de 2022, 10:53

Compartilhe: