terça-feira, 2 de junho de 2026

Papa Leão XIV nomeia primeira mulher para comandar comunicação do Vaticano

Foto: Vatican News/Reproduçao

Da redação

O papa Leão XIV nomeou a executiva Maria Montserrat Alvarado para chefiar o Dicastério para as Comunicações do Vaticano. A escolha marca a primeira vez que uma mulher assume o comando da área de comunicação da Santa Sé.

Natural da Cidade do México, Alvarado atua desde 2023 como presidente e diretora de operações da divisão de notícias da EWTN, um dos maiores conglomerados de mídia católica do mundo. Ela substituirá Paolo Ruffini, que ocupa o cargo desde 2018 e deixará a função após a aposentadoria.

Segundo comunicado do Vaticano, a nova dirigente assumirá oficialmente o posto em novembro.

O Dicastério para as Comunicações é responsável por coordenar os principais veículos de comunicação da Santa Sé, incluindo o portal de notícias do Vaticano, a rádio oficial, o jornal e a sala de imprensa.

Fundada em 1981 pela freira Madre Angélica, a EWTN se transformou em uma rede internacional de comunicação católica, reunindo canais de televisão, emissoras de rádio, editora de livros e veículos jornalísticos.

A emissora é identificada por sua forte influência junto ao público católico conservador dos Estados Unidos e, ao longo dos últimos anos, manteve posições críticas a algumas iniciativas do pontificado de Papa Francisco. O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, participou de entrevistas e programas da rede em diversas ocasiões.

A nomeação de Alvarado é vista como um movimento de renovação na estrutura de comunicação da Igreja e amplia a presença feminina em cargos de liderança dentro do Vaticano.

02 de junho de 2026, 12:30

Compartilhe: