sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Rapidinhas: O alerta dos vereadores de Salvador para Jerônimo, a dobradinha da família Bonfim e a articulação pró-Ivana no STF

Foto: Divulgação

Da Redação

Olho em Salvador

Além de atuar para atrair prefeitos da oposição para a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o secretário estadual e Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT), também voltou os olhos para Salvador. Nesta segunda (17), chamou os vereadores de oposição ao prefeito Bruno Reis (União) para uma conversa. Participaram do encontro Randerson Leal (Podemos), Aladilce Souza (PCdoB), Sílvio Humberto (PSB), David Rios (MDB), Marta Rodrigues (PT), Felipe Santana (PSD), Eliete Paraguassu (PSOL), Hamilton Assis (PSOL) e João Cláudio Bacelar (Podemos).

Mudança de estratégia

Além de tratarem de obras e ações do Estado na capital, os vereadores também cobraram um maior apoio político do governo para as demandas de cada um, sobretudo junto à Conder. Acham que está na hora de Jerônimo dar o suporte aos edis aliados que não deu no pleito de 2024, permitindo que a oposição, sobretudo o PT, encolhesse. Lembraram que a próxima eleição é a do governador, que precisa se fortalecer na capital. Além disso, Loyola quis saber qual é o grau de insatisfação de vereadores que andaram criticando Bruno Reis por não conseguirem cargos na Prefeitura, a exemplo de Sidninho (PP) e Maurício Trindade (PP). O secretário mira novas adesões.

Dobradinha em família

No domingo, Adolpho Loyola conseguiu reunir, em Brumado, num mesmo palanque, grupos políticos antagônicos numa solenidade para a entrega de obras de abastecimento de água conduzida por Jerônimo. Estavam lá, com seus liderados, o prefeito Fabrício Abrantes (Avante), agora ex-aliado de ACM Neto (União), e o advogado Guilherme Bonfim (PT), candidato derrotado ao Executivo municipal em 2024 e irmão do deputado estadual Vitor Bonfim (PT). Vitor, inclusive, deve ser candidato a uma cadeira na Câmara Federal em 2026, enquanto Guilherme pretende concorrer a uma vaga na Assembleia. O pai deles é o conselheiro do TCE João Bonfim, ex-deputado estadual.

Apressado come cru

Lideranças do PT baiano não escondem a desconfiança com o atual presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho Tigre (PSD). Tudo porque o pessedista se lançou duplamente pré-candidato: para deputado estadual, em 2026, e para prefeito de Vitória da Conquista, em 2028. É justamente este segundo movimento que desagrada os petistas, que andam chamando Quinho de “afobado” e lembram do velho ditado de que “apressado come cru”. Setores do PT já se movimentam para que o deputado estadual José Raimundo, integrante da sigla, dispute a Prefeitura da Suíça baiana. Em 2024, o concorrente da legenda foi o deputado federal Waldenor Pereira.

Votos exportados

“Quinho está achando que, só porque a mulher foi eleita vereadora em Vitória da Conquista com uma boa votação, tem força para vencer uma eleição na cidade sem o apoio do governo ou do PT, o que é inviável”, disse um parlamentar do PT à coluna. Leia de Quinho (PSD) foi eleita a segunda vereadora mais bem votada na Suíça baiana, alcançando 4.272 votos. Dizem que ao menos metade desses votos foram dados por eleitores de Belo Campo, onde Quinho era prefeito até o final do ano passado, e que transferiram os títulos eleitorais para o município que fica a 65 quilômetros de distância.

Complexo de Jequié

Quinho Tigre deseja trilhar o mesmo caminho de Zé Cocá (PP), que, além de também ter sido presidente da UPB, governou uma cidade pequena – Lafaiete Coutinho – antes de chegar à Prefeitura de Jequié, reeleito em 2024 com o maior percentual de votos válidos do país (quase 92%). Cocá, por sinal, emplacou o sucessor do atual presidente da entidade municipalista, de quem nunca foi próximo. Trata-se do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), candidato único que toma posse no dia 31 de março. Quinho preferia Phellipe Brito (PSD), gestor de Ituaçu, que desistiu da disputa por não se viabilizar.

Articulação no STF

Afastado da presidência da Assembleia pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Adolfo Menezes (PSD) embarcou novamente para Brasília nesta terça (18) para tratar da própria defesa. Há em andamento uma articulação para que os ministros da Corte, se confirmarem a decisão monocrática do colega, não obriguem o Legislativo baiano a realizar uma nova eleição para o comando da Casa. A ideia é manter a atual presidente em exercício, deputada Ivana Bastos (PSD), de forma definitiva, evitando, assim, que o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) possa concorrer ao posto por articulação do pai, o senador Angelo Coronel (PSD).

Coronel limado

Essa movimentação de bastidor junto ao STF é feita pela defesa de Adolfo e, politicamente, pelo senador Jaques Wagner (PT) e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), a quem não interessa o fortalecimento de Angelo Coronel. Os dois sabem que, se o senador do PSD assumir o controle da Assembleia por meio do filho, se fortalece para tentar garantir um lugar na chapa majoritária dentro da base de Jerônimo em 2026. Como todo o mundo político já sabe, e o PT já decidiu que será assim, Rui quer a vaga de Coronel.

Juras de amor

Em meio às críticas feitas pelo presidente do PDT da Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, a ACM Neto, de quem tem se afastado cada vez mais e acusa de não honrar compromissos assumidos no passado, o presidente da Juventude Socialista do partido, Carlos Brasileiro, se reuniu com o ex-prefeito de Salvador nesta segunda (17). O encontro pegou mal entre os pedetistas, mas Brasileiro afirmou que esteve com Neto apenas para acompanhar lideranças do partido em Teixeira de Freitas numa audiência. E reforçou as juras de amor a Félix.

Cabrália folia

Eleito como uma das surpresas do pleito de 2024, o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Girlei Lage (PDT), confirmou a realização do Carnaval antecipado no município nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. Há quatro anos que a cidade não fazia a festa, batizada de Cabrália Folia, por problemas financeiros. Em vídeo publicado nas redes sociais, Girlei garantiu que a folia, que terá o apoio do governo do Estado, vai movimentar a economia da cidade.

18 de fevereiro de 2025, 14:52

Compartilhe: