terça-feira, 23 de junho de 2026

Roger Waters diz que “fantasiava que o Brasil era Meca da igualdade racial”

Foto: Kate Izor/Divulgação

Da Redação

Em entrevista à TV Globo, o fundador do Pink Floyd, Roger Waters, disse que, anos atrás, tinha uma visão fantasiosa sobre a questão do racismo no Brasil. Ele afirmou achar que o país era uma “Meca da igualdade racial”.

“De alguma forma, o ‘Black Lives Matter’ reabriu essa discussão, porque o racismo é endêmico, é muito destrutivo e nojento, como também é no Brasil”.

“Antes de começar a viajar para o Brasil com frequência, eu sempre tive aquela fantasia de que o Brasil era tipo a Meca da igualdade racial. Quando eu cheguei ao Brasil, percebi como o país era racista. Mal podia acreditar e fiquei profundamente deprimido e decepcionado”, concluiu.

A primeira vez que Roger Waters veio ao Brasil foi em 2002. Desde então, o músico passou a incluir o país em suas turnês mundiais, fazendo shows ainda em 2007, 2012 e, mais recentemente, em 2018, quando se envolveu em polêmicas por conta das críticas ao então candidato à presidência Jair Bolsonaro.

O registro da última turnê do ex-Pink Floyd, batizada de “Us + Them”, que passou também por Salvador, foi lançada em plataformas digitais na semana passada. Em 2019, foi exibida nos cinemas em duas sessões.

O músico iria começar uma nova turnê mundial a partir de julho: “This is not a drill”. No entanto, os planos mudaram por conta da pandemia da Covid-19 e os shows já confirmados foram remarcados para o ano que vem.

27 de junho de 2020, 23:23

Compartilhe: