sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rapidinhas: A estranha no ninho, o nojo de dedo duro e a fé de Fábio Mota

Foto: Reprodução

Davi Lemos

Chapa completa?

Causou estranheza aos bolsonaristas da Bahia a postagem feita pelo prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, em que estava inclusa a candidata a deputada federal Roberta Roma (PL), esposa do candidato a governador João Roma (PL), ao lado dos candidatos petistas Lula e Jerônimo Rodrigues, o pessedista Otto Alencar (reeleição ao Senado), e Alex da Piatã, também da base do PT, e candidato à reeleição na Assembleia. Na descrição da foto, estava escrito: “esse é o time que vai continuar trabalhando por Coronel João Sá”. Roberta chegou a curtir a foto e depois descurtir, mas, nesta segunda-feira (15), o prefeito postou outros dois cards, desta vez separando os apoios para o parlamento dos majoritários. O anterior foi apagado, mas os prints e o estrago ficaram.

O nojo do emedebista

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), na sexta-feira (12), publicou no Instagram um pensamento de Nilson Mendonça que inicia dizendo que “delator não é herói” e que, “além de antiético, também é um covarde. Por causa da entrega pra obter vantagens”. Na frase reproduzida por Geddel, entende-se que seria melhor assumir a culpa sozinho, “pois ao delatar torna-se também culpado [o delator]”. Na legenda do post, o ex-ministro, que foi preso após a descoberta dos milhões nas malas, escreveu: “sinto nojo de dedo duro”. A postagem teve 26 curtidas.

Exagero

Os últimos episódios em torno da derrubada do veto do prefeito Bruno Reis a artigo do projeto de lei complementar que versa sobre os vencimentos do agentes de endemia e comunitários de saúde terminaram por esgarçar completamente a relação entre o presidente Geraldo Jr (MDB) e a base do prefeito de Salvador na Casa. Paulo Magalhães Júnior, que quis partir para cima de Geraldo após a conturbada votação de derrubada do veto na terça-feira (9), disse que tinha o emedebista como um irmão e que se arrepende de ter feito campanha para ele ser presidente da Câmara no biênio 2019-2020. O líder do governo disse que Geraldo chegou a passar dois aniversários na casa dele, durante a pandemia. A amizade, pelo visto, cessou.

Não esperavam

Um vereador de oposição disse, em conversa com esta coluna, que ficou surpreso ao ver que a derrubada do veto havia sido aprovada. “Pensávamos que haveria somente a pressão, mas não a aprovação da matéria. Quando ocorreu, foi uma surpresa”, disse o oposicionista. Os oposicionistas, segundo este vereador, não esperavam também que a base do governo ajudasse, ainda que sem querer, a fazer chegar ao número de 22 vereadores na sessão. O último episódio da celeuma ocorreu na sexta-feira (12), quando Geraldo Jr publicou o artigo vetado por Bruno antes de receber intimação com liminar que suspendia os efeitos da sessão da terça anterior.

A fé de Fábio Mota

Ex-coordenador-geral da campanha de ACM Neto (União Brasil), o ex-secretário de Cultura de Salvador e presidente do Vitória, Fábio Mota, foi à Igreja do Bonfim no domingo (14), quando também foi comemorado o dia dos pais, para agradecer pela passagem do Leão para a segunda fase da Série C do Brasileirão. No confronto contra o Brasil de Pelotas, no sábado, os rubro-negros conseguiram a classificação ao vencer a partida e contar com combinação de resultados que o garantiu o 7º lugar à equipe do Barradão. Mota, ao final da missa das 15h, foi tietado por torcedores que tiraram fotos com o político-dirigente. Um torcedor, de longe, afirmou: “quem não deve estar feliz é Paulo Carneiro. Fábio Motta conseguiu fazer milagre com esse novo técnico [João Burse]”.

Ana Paula vice

A passagem, na quinta-feira (11), do candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT), acompanhado pela vice-prefeita de Salvador e candidata a vice-presidente Ana Paula Matos, foi considerada um sucesso. No subúrbio, a dupla conseguiu atrair grande público e até conseguiu apoio declarado do prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil). Mas há uma curiosidade: nas gestões do grupo liderado por ACM Neto na prefeitura de Salvador, houve outro episódio de vice-prefeita candidata a vice-presidente. Célia Sacramento foi a vice de Eduardo Jorge (PV) nas eleições presidenciais de 2014, e terminou rompendo com ACM Neto antes do pleito de 2016. Fontes próximas dizem, entretanto, que Ana Paula, amiga de longa data de Bruno Reis, deve seguir no grupo. “Ela e Bruno são amigos desde que estavam na faculdade. É diferente”, disse um comentarista do Thomé de Souza.

15 de agosto de 2022, 17:40

Compartilhe: