domingo, 28 de abril de 2024

Rapidinhas: A luta pelos cargos, a quebra de braço e a chapa quente em Lauro

Foto: Divulgação

Davi Lemos

Meu pirão primeiro
Os parlamentares petistas na Assembleia Legislativa da Bahia não estão nada satisfeitos com a repartição de cargos que deve haver com os membros da federação que também conta com PV e PCdoB. Claro que a repartição levará em conta a proporcionalidade das bancadas, mas a perda de posições para acomodar lideranças não está sendo bem digerida.

Velha novidade
Ainda falando do PT, o partido inovou no conceito de novidade quando anunciou, no domingo (11), que o deputado federal Waldenor Pereira será o nome petista para disputar a Prefeitura de Vitória da Conquista. Inicialmente, as apostas recaiam sobre o vereador Xandó, mas acabou prevalecendo o nome do parlamentar federal ao do edil.

Muita água…
O que também é certo é que a oposição ao prefeito Bruno Reis está enfrentando dificuldades para definir quem será o nome do grupo para a sucessão municipal de 2024 em Salvador. Na sexta-feira (9), o presidente estadual do PT, Éden Valadares, descartou a possibilidade da sua legenda lançar os nomes de Geraldo Júnior (MDB) ou José Trindade (PSB). Se os petistas lançarem candidatura, será de um nome “orgânico”. Enquanto isso, a discórdia reina, pois a posição oficial não é partilhada por toda a base do partido; Geraldinho, que observa a movimentação, indicou “Fatinha” como personagem capaz de unir a todos.

Major Denice
Na Câmara Municipal de Salvador, o vereador petista Arnando Lessa classificou as declarações de Éden Valadares como “muito infelizes”. Ele lembrou que Major Denice, promovida a tenente-coronel, não era um quadro “orgânico” quando disputou o Palácio Tomé de Souza em 2020. Vale lembrar, no entanto, que naquela eleição o prefeito Bruno Reis (União) ganhou da lavada, como se diz no popular.

Divulgação

Prazo junino
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) garantiu, na solenidade de formação de soldados do Corpo de Bombeiros, nesta segunda (12), em Salvador, que não vai obrigar nenhum pretendente ao Palácio Tomé de Souza da base aliada a trocar de legenda. Entretanto, ele não respaldou as declarações de Éden Valadares. O governador garantiu ainda que depois do São João o conselho político vai se reunir para tratar da sucessão na capital e no interior. A demora tem deixado muitos aliados preocupados.

Quebra de braço
Na queda de braço com Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, o governo federal já demonstra que não é possível levar disputas regionais para angariar apoio ao governo Lula. Para não sofrer derrota, por exemplo, na MP da reestruturação da Esplanada, no início deste mês, o presidente da República recorreu a Elmar. “Enquanto Lira for o presidente, isso precisará ser feito”, disse um deputado governista. “O Centrão dará estabilidade se tiver cargos; e isso precisa ser feito”, disse um parlamentar governista.

A anta e a ministra xiita
O deputado federal Arthur Maia (União Brasil/BA), presidente da CPI do 8 de janeiro e relator do marco temporal, mirou artilharia pesada contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a quem chamou de ‘xiita’ por querer, segundo o parlamentar baiano, usar o Ibama contra o setor produtivo. A fala de Maia veio numa sequência postada no domingo (11), no Twitter, quando o deputado criticou a ação de índios que mataram a pedradas uma anta. Arthur Maia destacou que os indígenas usavam um carro de mais de R$ 200 mil, ou seja, a crueldade contra a anta não era para matar a fome.

Entrevista coletiva da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Chapa pesada
O vereador Gabriel Bandarra (PSC), conhecido como Tenóbio, deseja que os bolsonaristas em Lauro de Freitas se unam para disputar a sucessão de Moema Gramacho (PT), em 2024. O presidente estadual do PL, João Roma, já deu diversas declarações em que escala o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) como líder desse processo na cidade da RMS. O consenso é que uma chapa com Leandro e Tenóbio seria muito pesada, uma vez que ambos atacam fortemente tanto Lula quanto os governos de Jerônimo Rodrigues e Moema, respectivamente. É preciso haver um segundo nome na chapa que atraia moderados, comentou liderança do PL em Lauro de Freitas.

Santo Antônio na ALBA
No Dia dos Namorados, servidores da educação ativos e aposentados, anunciaram que vão recorrer a Santo Antônio para verem o pagamento dos precatórios do Fundef com juros e mora. Os profissionais da educação farão um Forró nesta terça-feira (13), Dia de Santo Antônio, na Assembleia Legislativa. Só não se sabe se os professores encontrarão deputados na Casa, pois, com o início das festas juninas, a maioria estará no interior celebrando o santo casamenteiro em suas bases.

Divulgação

Outdoors de Bruno
Salvador está repleta de outdoors com a imagem de Bruno Reis (União) e a frase “Salvador tem o melhor prefeito do Brasil”. A propaganda foi divulgada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sepe), e se refere ao levantamento recente do Instituto Paraná Pesquisas que considerou o gestor o mais bem avaliado entre os que administram as dez maiores capitais do Brasil. Os aliados do governador Jerônimo Rodrigues (PT) prometem dar o troco. Eles garantem que o petista tem mais de 70% de aprovação popular na capital.

Euclides da Cunha
Em Euclides da Cunha, na região sisaleira, há um movimento de aliados do prefeito Luciano Pinheiro (PDT) para que o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) concorra à Prefeitura do município em 2024. Seria uma forma para unificar o grupo do gestor e evitar um racha. Félix é o congressista mais bem votado da cidade, com o apoio de Luciano, e é aquele que mais destina recursos federais para obras realizadas pelo Executivo local.

Fora do jogo
O vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT) tem dito a aliados que não pretende concorrer novamente à reeleição caso assuma a presidência da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), o que deve acontecer nos próximos dias. Nesta quinta (15), os acionistas da estatal se reúnem para alterar o estatuto social e permitir que político com mandato assuma a função de direção. Trata-se do último obstáculo legal para que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) formalize a indicação do edil para o Conselho de Administração da companhia.

Carballal
Credito: Antonio Queiroz

12 de junho de 2023, 18:56

Compartilhe: