segunda-feira, 6 de maio de 2024

Rapidinhas: Aline no TCM, a resistência de Fabrício e o teste para Geraldo

Foto: Reprodução

Davi Lemos

Aline no TCM
Ainda que a ex-primeira-dama Aline Peixoto tenha deixado de figurar entre os favoritos – ao menos publicamente – para ocupar a vaga aberta do Tribunal de Contas dos Municípios, e ainda que a indicação para a vaga passe pelo votos dos deputados estaduais, o nome dela nunca deixou de ser o mais forte. Um acordo entre o governador Jerônimo Rodrigues e o ex-governador e agora ministro da Casa Civil, Rui Costa, já teria definido a questão ainda em 2022.

Resistência
O único senão, na bancada governista, à indicação da ex-primeira-dama à vaga do TCM é o deputado estadual Fabrício Falcão, do PCdoB. Ele garante que não irá retirar a candidatura – nesta segunda-feira (30), o deputado estadual Alex Lima (PSB), tirou o nome do campo; Lima não disputou a reeleição ao cargo parlamentar. A resistência, porém, não é de todo o PCdoB, somente de Falcão. Nesta conjuntura, quem também perde quaisquer chances é o deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos); não é que Rui trabalhará para garantir a esposa no TCM, mas também para tirar o cena o desafeto.

Geraldo do Carnaval
A indicação de Geraldo Júnior, vice-governador da Bahia, para coordenar o Carnaval de 2023 no estado é visto não somente como uma missão específica dada pelo governador Jerônimo Rodrigues para que o emedebista cuida da folia após dois anos sem a festa. Ainda que seja a coordenação do Carnaval em todo o estado, o foco é em Salvador, ou melhor, em outubro de 2024. Geraldo Júnior não esconde que quer ser prefeito de Salvador e esse seria um grande teste para se cacifar para a disputa de pelo Thomé de Souza no ano que vem.

Afasta-te
Com a prisão do jogador Daniel Alves por suspeita de estupro na Espanha, a classe política tratou de correr para dizer que quem realizou contrato com a Ong do jogador, o Instituto Daniel Alves, merecia ser indagado sobre o ato. Assim procedeu o vereador Henrique Carballal (PDT) ao defender que fosse investigada a parceria entre a instituição do jogador e a Prefeitura de Salvador. Carballal não recordou, todavia, que o governo estadual, via Sudesb, também realizou parceria com o jogador. Mas a pergunta é? Quem imaginaria que o jogador cometeria um ato de violência sexual quando as parcerias foram realizadas?

Candidato
Por falar em eleições, quem trabalha para ser candidato a prefeito de Camaçari é Hélder Almeida, atual secretário de Administração da gestão de Antônio Elinaldo. Ex-prefeito da cidade, Almeida teve encontro na semana passada com lideranças do PP. Mas ele precisará enfrentar outros adversários também postos como possibilidades no lado governista: o presidente da Câmara, Júnior Borges, o secretário de Saúde, Elias Natan e o vereador Flávio Matos. Mas tudo indica que Hélder tem o apoio mais importante, o de Elinaldo.

Aproximação
O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), que deixará em alguns dias a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), tenta uma reaproximação com o Palácio de Ondina, agora que o governador não é mais Rui Costa, mas Jerônimo Rodrigues. Nas conversas, além do deputado estadual eleito Hassan de Zé Cocá (PP), está Euclides Fernandes (PT). O governador, após a eleição, admitiu conversas com membros do PP, que deve ficar na oposição, mas nem tanto…

30 de janeiro de 2023, 18:50

Compartilhe: