domingo, 5 de maio de 2024

Rapidinhas: Clima azedo, o governador cordial e o tema do Carnaval

Foto: Manu Dias/GOVBA

Davi Lemos

Clima azedo
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o senador Jaques Wagner (PT) se encontraram na última sexta-feira (17) na Base Aérea de Salvador. O ministro desembarcou vindo de Brasília ao lado do presidente Lula (PT), enquanto o senador foi receber o mandatário da nação. Um deputado da base governista relatou à coluna que Rui e Wagner se cumprimentaram rapidamente, mas de forma “seca”. Desde que o parlamentar petista disse publicamente que não aprova a candidatura da ex-primeira-dama Aline Peixoto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o clima entre os “caciques” do PT baiano não é nada bom.

Tema da folia
Aliás, o tema da folia de 2023 não foi a retomada após dois anos sem Carnaval. O assunto que dominou a maioria das entrevistas e falas dos políticos baianos foi a candidatura de Aline Peixoto para o TCM e as repercussões das falas do senador Jaques Wagner (PT) contra a indicação da ex-primeira-dama da Bahia. Governistas que vieram a público disseram, no entanto, que a fala do paramentar não levará votos de Aline para Tom Araújo, candidato da oposição. O imbróglio foi apontado como o principal motivo das ausências de Rui e de Aline do Carnaval.

Anfitrião
O senador Jaques Wagner (PT) foi o grande anfitrião do presidente Lula em Salvador, durante período de descanso do líder petista no Carnaval. O petista baiano acompanhou o desembarque e foi com Lula até a Base Naval de Aratu, na sexta-feira (17), e, no domingo (19), visitou o presidente no mesmo local. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não estiveram em Aratu.

Reprodução/ Instagram Jaques Wagner

Cordialidade digital
Quando o assunto é cordialidade digital, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu uma aula ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), neste Carnaval. O petista fez questão de marcar o gestor municipal em postagem durante a abertura oficial do Carnaval, na quinta-feira (16), enquanto o prefeito optou por não citar o adversário político nas redes, apesar das fotos dos dois juntos. Nas coletivas de imprensa, ao menos em duas ocasiões Jerônimo elogiou o trabalho da prefeitura na folia, sobretudo a contratação de artistas que desfilaram sem cordas.

Laços da folia
O deputado estadual Hassan Iossef fez questão de demonstrar, durante este Carnaval, que o novo “casamento” entre a bancada do partido dele, o PP, e o PT é para valer. Ele marcou presença no camarote oficial do governador Jerônimo Rodrigues (PT), no Campo Grande, no domingo (20) de folia. No mesmo dia, apareceu ao lado do petista em coletiva de imprensa. Vale lembrar que o padrinho de Hassan é o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), muito próximo do deputado federal João Leão (PP) e do grupo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).

Boquinha
Por falar nisso, os seis deputados estaduais do PP já firmaram o compromisso com o líder do governo na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto (PT), de que irão votar em peso na candidatura da ex-primeira-dama Aline Peixoto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Os pepistas esperam ser compensados com cargos nos segundos e terceiros escalões do Executivo estadual ainda neste primeiro semestre. Aliás, tem parlamentar do PP que nunca largou a “boquinha” no governo petista, mesmo durante as eleições, como é o caso de Nelson Leal.

Irmã Dulce
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) agradou os católicos em um dos primeiros projetos de lei enviados pela gestão dele à Assembleia Legislativa. O petita quer instituir o dia 13 de agosto como o “Dia de Santa Dulce dos Pobres no Estado da Bahia”. Nesta data, Irmã Dulce foi declarada “Bem-Aventurada”, no ano de 2011. A canonização aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo Papa Francisco, em 13 de outubro de 2019.

Na mão dos independentes
A bancada independente na Câmara Municipal de Salvador pode dar dor de cabeça ao prefeito Bruno Reis (União) em duas das comissões mais importantes da Casa: a de Constituição e Justiça e a de Finanças e Orçamento. Os votos dos vereadores e membros Alexandre Aleluia (PL) e Alfredo Mangueira (MDB) podem ser decisivos nos colegiados ocupados, respectivamente, pelos dois. No entanto, para o líder do governo, Kiki Bispo (União), os edis, mesmo não sendo da base aliada, não irão criar obstáculos para as propostas do Executivo municipal. “Eles também não são da oposição e confio na seriedade e na disposição dos dois de ajudar Salvador”, declarou.

CPI
A OAB em Jacobina quer a abertura de CPI para investigar o prefeito de cidade, Tiago Dias (PCdoB), por suposto crime de omissão na saúde pública. A entidade enviou ofício ao presidente da Câmara de Vereadores, Clodoaldo Moreira Dias, e afirmou que a gestão da saúde no município chegou ao caos – falta de pagamento a profissionais, suspeita de desrespeito a direitos trabalhistas e desestruturação da pasta da saúde são apontados. “Dia 16 de fevereiro de 2023, tivemos a interrupção total dos serviços médicos às gestantes do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho – HMATS, por falta de médicos anestesiologistas e obstetras”, disse o ofício assinado pelo presidente municipal da OAB, Alisson Fontes.

20 de fevereiro de 2023, 17:55

Compartilhe: