domingo, 28 de abril de 2024

Rapidinhas: Detran na mira tucana, o pepista mineirinho e o aliado insaciável

Foto: Divulgação

Davi Lemos

Detran na mira
Fontes do Palácio de Ondina e do tucanato garantem que o presidente do PSDB baiano, deputado federal Adolfo Viana, estaria de olho no comando do Detran em troca da adesão à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Hoje, o órgão de trânsito é chefiado por Rodrigo Pimentel, um dos remanescentes da gestão do antecessor Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil.

Sem exigências
Presidente da Câmara Municipal de Salvador, o tucano Carlos Muniz garante que o partido não se preocupa neste momento em ocupar espaços no governo Jerônimo Rodrigues (PT). “Não estivemos juntos com o governador na eleição de 2022, então não tem motivo para exigirmos cargos neste momento. As conversas estão acontecendo sem essa exigência”, garantiu o edil à coluna.

Bruno e o PL
O PL estaria cada vez mais próximo de fechar o apoio à reeleição do prefeito Bruno Reis (União). O partido não deseja no primeiro momento ocupar um cargo no primeiro escalão da Prefeitura, para não ficar com o carimbo do toma-lá-dá-cá, mas não abre mão de espaços secundários para acomodar lideranças. As tratativas acontecem diretamente entre o prefeito e o presidente estadual do PL, João Roma.

Sucessão de Adolfo
Autor do projeto que alterou a Constituição baiana e aumentou o valor das emendas impositivas aos parlamentares na Assembleia Legislativa, já promulgado, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) se tornou um dos nomes cotados para a sucessão de Adolfo Menezes (PSD), atual presidente. “Ser presidente é o desejo de todos os deputados da Casa, imagino. Se houver a vontade da maioria, posso me colocar, sim”, disse o “verde” à coluna. Os líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e do PSD, Ivana Bastos, também pleiteiam o posto.

Ovelha negra
O deputado estadual Nelson Leal foi o único parlamentar do PP baiano a ficar de fora do novo diretório ou da nova Executiva estadual do partido. Por conta de dobradinhas que não deram certo no pleito de 2022, ele nunca escondeu a insatisfação com a vitória do deputado federal Mário Negromonte Júnior para a presidência da legenda na Bahia. Os outros pepistas aliados do ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que deixou o PP após perder a disputa interna e migrou para o Avante, foram contemplados com espaços na cúpula estadual da sigla.

Divulgação/Alba

Insaciável
E por falar em Avante, o partido comandado agora por Ronaldo Carletto está com “fome” de prefeitos e de candidatos para o pleito municipal de 2024. A sigla está tão insaciável que já começa a incomodar outros aliados do governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Estão indo para cima dos prefeitos e candidatos com potencial sem respeitar ninguém do grupo. O pior é que depois vão puxar o tapete de muita gente”, comentou uma fonte que não é do PP.

Mineirinho
Novo presidente do PP, o deputado federal Mário Negromonte Júnior garante que não pensa em concorrer ao Senado em 2026. Mas vale lembrar que, até outro dia, ele também dizia não pensar em ser o comandante dos progressistas na Bahia. Bem ao estilo mineirinho, Mário Júnior trabalha em silêncio.

Divulgação

Alta Casa
No União Brasil, já há dois pré-candidatos ao Senado colocados para 2026: os deputados federais Elmar Nascimento e José Rocha. Os dois apostam que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) vai disputar novamente o Palácio de Ondina, dessa vez com um vice que agregue. Vale lembrar que serão duas vagas para a Alta Casa do Congresso.

Olho gordo
Tem deputado federal do União Brasil de olho em indicar uma das diretorias da Codeba, que deverá ser presidida por Antonio Carlos Tramm, aliado da deputada federal Lídice da Mata (PSB) e que está de saída do comando da CBPM. Os salários na estrutura federal podem chegar a R$110 mil.

Dinheiro, Real Moeda brasileira

Defensor-mor
Éden Valadares, comandante do PT baiano, e Lúcio Vieira Lima, presidente de honra do MDB estadual, disputam a posição de maiores defensores do governo Jerônimo Rodrigues (PT) das críticas de ACM Neto (União). Toda vez que o ex-prefeito ataca o chefe do Executivo estadual, os dois prontamente lançam contra-ataques, o petista por meio de nota à imprensa e o emedebista com os tradicionais vídeos distribuídos pelo WhatsApp.

05 de junho de 2023, 14:42

Compartilhe: