segunda-feira, 6 de maio de 2024

Rapidinhas: Feira sem ‘Zés’, o carnaval pré-eleitoral e o risco à favorita

Foto: Reprodução

Davi Lemos

“No more” Zés
Vem surgindo em Feira de Santana um movimento com pretensões de renovar a cena política local com a exclusão, no cenário eleitoral de 2024, de dois conhecidos adversários: Zé Ronaldo, do União Brasil, e Zé Neto, do PT. Ronaldo já foi prefeito da Princesa do Sertão, mas Neto tem batido na trave após seguidas tentativas. Mas será que os feirenses vão “desgostar” dos Zés que podem ser adversários mais uma vez em 2024? É preciso conferir as cenas que seguirão até meados do ano que vem.

Nova missão
O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) ganhou mais uma missão do governador Jerônimo Rodrigues (PT): coordenar o São João da Bahia. “Como o Geraldinho gosta de festa, essas missões caem como uma luva para ele e para as pretensões dele”, comentou um governista ouvido por esta coluna. Geraldo Júnior não esconde de ninguém que quer ser prefeito de Salvador, se possível, já na próxima disputa pelo Thomé de Souza. A questão toda, ressaltou o governista, é se o PT abrirá mão da cabeça da chapa.

Reação
O prefeito Bruno Reis (União Brasil), na manhã desta segunda-feira (6), disse que não quis entrar em polêmica, mas, de fato, entrou, ao dizer que quem organiza o Carnaval de Salvador não é o governo estadual, ou seja, Geraldo Júnior, mas a prefeitura da capital. “É [a Prefeitura de Salvador] quem organiza o trânsito e oferece serviços de saúde. O governo do Estado também participa, mas oficialmente a organização do Carnaval, desde a época de Thomé de Souza, é feita pela Prefeitura”, disse Bruno. Esse Carnaval pré-eleitoral promete.

Será que vai?
A ex-primeira-dama da Bahia, Aline Peixoto, continua figurando como favorita para a nova vaga no Tribunal de Contas dos Municípios, mas resistências até mesmo dentro do próprio PT dizem que o constrangimento pode acabar minando a candidatura dela. Os esforços de Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil, foram alvo de duro editorial da Folha de São Paulo. O senador Jaques Wagner é um dos que querem barrar a indicação da ex-primeira-dama; deputados estaduais, que decidirão quem será o novo conselheiro, já evitam atender ligações de emissários de Aline.

Agenda vetada
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que temas sobre o público LGBTQIA+ e o aborto estão fora das negociações que ele tem feito diretamente com deputados eleitos por PP, PL e Solidariedade. Segundo o petista, quando as pautas forem ideológicas, quem resolver aderir ao governo terá liberdade pata votar contrariamente quando os temas forem estes, de costumes. A pauta comum será, como dizem, de interesse do estado.

Comissões
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PTB), cobrou dos vereadores da Casa a definição sobre a composição das comissões temáticas. “Quero ainda hoje definir a questão das comissões”, disse Muniz, durante a sessão realizada nesta segunda-feira (6), ao afirmar que não deseja interferir como chefe da Poder em caso de um prolongamento dessa indefinição.

Valdemiro Lopes/CMS

06 de fevereiro de 2023, 18:42

Compartilhe: