sexta-feira, 3 de maio de 2024

Rapidinhas: Lula perplexo, o milho e o carro pipa e a galinha pulando

Foto: Reprodução

Davi Lemos

A perplexidade
Lula disse, em evento do PT realizado em Brasília, no sábado (9), que não entende por que, após 20 anos de governos petistas na Bahia, o grupo não consegue eleger o prefeito da capital baiana. Bom, é cantado em verso e prosa que eleições municipais têm um ingrediente distinto das eleições para governador e presidente, e Lula sabe disso. Mas a fala do presidente foi vista por petistas soteropolitanos como uma autorização para a candidatura de Robinson Almeida. Geraldo Júnior pôs as barbas de molho e, ao que tudo indica, o MDB deve apostar em outras cidades baianas: os irmãos Vieira Lima, por exemplo, não abrem mão de Vitória da Conquista com a candidatura de Lúcia Rocha. Como já mencionado por esta coluna, outra cidade cara aos petistas também está na mira do MDB: Camaçari.

Otto venceu
E a experiência de Otto Alencar falou mais alto. O senador e presidente estadual do PSD vem dizendo há um bom tempo que a definição de candidatura em Salvador deve sair somente em 2024 e não até o final deste ano como muitos queriam. O grupo do governador Jerônimo Rodrigues tem pré-candidatos de vários partidos e, pelo andar da carruagem, assim continuará até no Natal, o Réveillon e, muitos apostam, no Carnaval. O discurso público de unidade esconde um cenário de disputa intestina dos diversos grupos da base pelo protagonismo em Salvador.

Só em abril
Natural pré-candidato à reeleição, o prefeito Bruno Reis somente enfrenta dúvidas e disputas sobre quem será seu vice na disputa de 2024. Manterá Ana Paula Matos, do PDT, ou abrirá espaço para PSDB e Republicanos que, publicamente, cobram reconhecimento? Tudo isso está sobre a mesa, mas a definição somente deve ocorrer em abril, conforme declarou nesta segunda-feira (11), o prefeito da capital em conversa com a imprensa.

A seca
A Bahia enfrenta uma seca severa e já possui 131 municípios em situação crítica. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb) divulgou que a produção de leite diminuiu mais de 50%, assim como a apicultura e as plantações de café (20%), banana (30%), caju (50%). Os cultivos de milho e feijão enfrentarão perdas significativas. Parlamentares e lideranças de oposição cobram do governo estadual uma posição, inclusive do secretário estadual da Agricultura, Tum, que está bastante empenhado em agendas do Avante.

Milho e carro pipa
Quando retornava da viagem da COP28, o governador Jerônimo Rodrigues, em entrevista ao jornalista Levi Vasconcelos, comentou sobre as ações emergenciais adotadas pelo estado para combater a seca. “Eu já conversei com o ministro [da Casa Civil] Rui Costa para liberar dinheiro para comprar milho e poder mandar carro pipa”, declarou o governador. A declaração ocorreu na quarta-feira (6) e, após isso, as cobranças por providências vindas da oposição, inclusive do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), não cessaram.

Conversa com Zé
O líder do MDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, foi ao Instagram nesta segunda-feira (11) e disse que teve uma longa conversa com o ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato nas eleições de 2024, Zé Ronaldo (União Brasil). Enigmático, Geddel não teceu maiores detalhes sobre o bate-papo. “Falamos de política, de eleições, de Feira de Santana. Zé é um homem simples, de uma prosa boa. Fomos colegas em Brasília. Trocamos experiências. Vamos conversar mais”, escreveu o emedebista. Feira é outra cidade desejada pelo PT, que tem como pré-candidato, Zé Neto. Será que essa conversa entre Geddel e Zé Ronaldo pode indicar a permanência do MDB feirense com o ex-prefeito? Quão caro sairá para o PT não aceitar Geraldo Júnior como candidato em Salvador?

Galinha pulando
O avançar das investigações devem dar uma luz sobre qual será o destino do deputado estadual Binho Galinha (Patriota) na Assembleia Legislativa da Bahia. Parlamentares ouvidos por esta coluna disseram que não há saídas além da renúncia ou da cassação do mandato se forem confirmadas as denúncias do Ministério Público contra Galinha. A verdade é que, antes das eleições, a fama de Binho Galinha, em Feira de Santana, já era grande. Agiotagem, receptação qualificada e lavagem de dinheiro são alguns dos crimes denunciados. O gabinete do parlamentar permaneceu fechado. Como se diz popularmente, quem vai receber essa galinha pulando? Na oposição e no governo, ninguém quer assumir aliança com o parlamentar que só não foi preso por ter foro privilegiado.

11 de dezembro de 2023, 17:00

Compartilhe: