domingo, 28 de abril de 2024

Rapidinhas: O ardil da Pimenta, o belo tucano e o retorno de Elmar

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Davi Lemos

Pimenta no dos outros
O ministro-chefe da Comunicação no governo Lula, Paulo Pimenta, vem a Salvador na quinta-feira (1º) falar sobre desinformação e ‘fake news’ em seminário que será realizado no auditório do COI da Secretaria da Segurança Pública. O governador Jerônimo Rodrigues também participará. O ministro, assim como outros petistas, é constantemente criticado por defender a aprovação do chamado “PL das Fake News”. Opositores ao atual governo federal entendem que a proposta significa censura travestida de combate à desinformação, seja lá qual for o significado disso. Sim, a agenda do ministro será no seminário “Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia”. Pimenta chegou a dizer, após o atentado sofrido pelo então candidato à presidência Jair Bolsonaro, que se tratava de uma “fakeada”.

Passagem por Entre Rios
Na passagem por Entre Rios no domingo (28), o governador Jerônimo Rodrigues foi acompanhado pelo ex-deputado federal Luiz Argôlo na visita a pontos que foram atingidos por fortes chuvas nos últimos dez dias. A cidade é administrada atualmente pelo prefeito Manoelito Argolo Junior, do Solidariedade. Ele agradeceu ao irmão Luiz Argolo pela intermediação com o governador para o envio de recursos à cidade, principalmente no distrito de Subaúma. Luiz Argolo foi condenado em 2015 na Operação Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Tucano galanteador
O namoro dos tucanos baianos com o governador Jerônimo Rodrigues ganhou contornos mais sérios após o encontro realizado entre o gestor petista e o colega gaúcho Eduardo Leite. Muitos tucanos admitem as conversas, como antecipou esta coluna, e, diante do enfraquecimento nacional da sigla que outrora teve como nomes fortes para disputas nacionais o ex-presidente FHC e o atual vice-presidente Geraldo Alckmin, buscam meios de sobrevivência eleitoral. Como brincou um tucano, “2024 está longe, mas é logo ali”. O PSDB cobra de Bruno Reis, na capital baiana, mais espaços na administração; mas a conta ainda assim não fecharia, pois os parlamentares eleitos pelo PSDB precisariam de recursos para as bases; e isso só com bom relacionamento com o PT.

Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O inimigo no PP
A paz que parecia ter sido selada voltou a ceder espaço para rusgas e ressentimentos quando o deputado estadual Nelson Leal voltou a reclamar da eleição de Mário Negromonte Júnior para liderar o PP na Bahia em substituição a João Leão. Ainda antes da convenção, o parlamentar acusara Mário Júnior de não ter cumprido acordos nas eleições de 2022. Aliados no novo presidente do PP dizem que Leal é ‘ingrato’ e afirmam ter provas de que acordos nas eleições foram cumpridos. “No tempo certo, vamos apresentar os municípios, votos e todas ajudas que foram dadas para ele”, disse um progressista. E olha que Leal conseguiu se eleger deputado.

Deputados à vista
O PP, por sua vez, ainda que tenha em vista a perda de Nelson Leal, já trabalha com a atração de outros deputados. Está na mira, por exemplo, o deputado Marcelinho Veiga, atualmente no União Brasil, mas cuja filiação ao Progressistas estaria praticamente acertada. No mesmo dia da convenção em que Mário Júnior foi confirmado como presidente do PP e, referindo-se a Veiga, disse que o agradecimento ao parlamentar seria feito no momento certo, o genro de Marcelo Nilo disse que não havia nenhum acerto com o PP em vistas. Segundo fonte progressista, a negativa foi somente para não criar problemas para o sogro… mas por enquanto só.

Mais um recado de Jesus
A sessão desta segunda-feira (29) na Assembleia Legislativa da Bahia foi, como se diz, relâmpago, mas deu tempo para que o deputado Leandro de Jesus (PL), fizesse um duro discurso contra o presidente Lula. O parlamentar afirmou que o petista, ao receber o ditador venezuelano Nicolás Maduro em solo brasileiro, com distinções para chefe de estado, convalida os crimes de tortura e até estupros cometidos contra opositores do sucessor de Hugo Chávez, falecido em 2013. Os governistas procuram informações para constranger o parlamentar, mas ainda não conseguiram e Jesus continua incomodando.

“Solução Elmar”
O deputado federal Elmar Nascimento continua sendo a pedra no sapato dos petistas baianos que continuam a ver o parlamentar do União Brasil como sinal de fisiologismo que não desejam ver implantado no governo Lula. Como Lula precisa de governabilidade, a concessão de um ministério para o deputado baiano seria uma forma de agradar o Centrão e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, de quem Elmar é aliado de primeira hora. Lira, inclusive, vê em Elmar o nome ideal para sucedê-lo na presidência da Câmara em 2025; já aliados do baiano enxergam que tornar-se presidente da Câmara após ser ministro de Estado sobre sarrafo, no grupo que ele integra, para que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, seja o nome da oposição contra Jerônimo, em 2026. Isso se ainda houver oposição ao petista nas próximas eleições. Só devem restar alguns bolsonaristas, brincam.

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

29 de maio de 2023, 19:28

Compartilhe: