sexta-feira, 3 de maio de 2024

Rapidinhas: O PT não quer Robinson? O vereador do Pix e a revolta dos prefeitos

Foto: Reprodução

Davi Lemos

O PT não quer Robinson?
A zoada foi muita, os ruídos também e o que chega é que o PT quer um candidato… mas, infelizmente, ou felizmente, o nome de Robinson Almeida não foi e não é consensual. O que o PT fez foi marcar território, a famosa “fumaça”. “Muita água vai correr por baixo desta ponte”, disse um petista. Não; não está tudo resolvido. “Se estivesse resolvido, Robinson já teria vestido a camisa e ido pra rua. Ele não ficaria fazendo agenda no interior”, critica um outro correligionário do pré-candidato à Prefeitura de Salvador. A rejeição a Robinson seria ainda fruto da atuação dele à frente da Secretaria da Comunicação e pela desconfiança de que lançar-se como prefeiturável seria trampolim para um retorno à Câmara Federal em 2026.

Rui menor que antes
Quem ficou muito descontente, ou “pirado”, como relatou uma fonte petista a esta coluna, com a desistência de Zé Trindade para concorrer a prefeito de Salvador foi o ministro Rui Costa. O chefe da Casa Civil do Governo Lula saiu menor do que já era. “Ele tá pirado com o PT da Bahia. Foram trazer a presidenta do partido nacional, Gleisi Hoffmann, para ratificar Robinson Almeida para prefeito de Salvador”, ri um petista de alto coturno. O PT vai conseguir vencer o ministro Rui? É a pergunta que fica! Em Salvador, Gleisi evitou rusgas com Rui ao ser questionada se o ex-governador figuraria como presidenciável: saiu-se no dia com um “todos do Nordeste são importantes”.

Faz o Pix
Essa é uma daquelas coisas que ninguém entende. O vereador petista de Salvador, Tiago Ferreira, não passou batido com uma publicação que está dando o que falar nos grupos do PT da Bahia. É a foto dele com o repórter do escândalo do Pix da Record, o Juca. Como se diz, é o sujeito querer problemas mesmo. Logo agora que o PT tem trabalhado o nome do deputado Robinson Almeida para encabeçar a disputa para prefeito. “Faz o Pix, Robinson”, cutuca um defensor do ministro Rui Costa.

Portas fechadas
Não tem sido tarefa fácil para o vereador de Salvador Sidninho encontrar um partido para disputar a reeleição. Atualmente, ele está no Podemos, mas já anunciou que na sigla não fica, por conta de divergências com o comando estadual. Recentemente, o PL praticamente fechou as portas, pois o edil não teria cumprido o acordo que fez em 2022 de apoiar a candidatura a deputada federal de Roberta Roma – ele optou por ser postulante à vaga. Sidninho também tem dialogado com o PSDB, onde há resistências diante da fama do edil de não cumprir acordos.

O elogio de Roma
O presidente estadual do PL, João Roma, surpreendeu nesta segunda-feira (11) ao fazer um elogio público ao governador Jerônimo Rodrigues pelo fato de o petista “dar respaldo”, como afirmou em entrevista à Rádio Salvador FM, às ações da Polícia Militar baiana contra facções que aterrorizam a capital baiana. Roma fez um contraponto ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que tem cobrado de Jerônimo ações efetivas para conter a escalada da violência não somente na capital baiana, mas em todo o estado da Bahia. Jerônimo, nesta segunda, cobrou propostas de Neto. O petista disse que age firme contra os criminosos.

Divulgação

A revolta dos prefeitos
Um prefeito de importante cidade do Extremo Sul Baiano, apoiador da candidatura de Lula à presidência em 2022, disse que os petistas podem já sofrer as consequências pela queda no repasse de recursos às prefeituras já nas eleições municipais do ano que vem. “Os prefeitos estão com o pires na mão. Apoiamos Lula porque é forte na Bahia, mas principalmente porque imaginávamos que seria um presidente muito melhor para nós. Mas, nesse começo, estamos lutando por migalhas”, protestou o gestor.

O melhor nome
Por falar em disputa em Salvador, os socialistas não arredaram da ideia de ter candidato próprio. Se não agrada aos petistas, Robinson Almeida agrada muito menos a outros partidos que compõem a base. “Concordamos que seja um nome de unidade, mas essa unidade não pode ser imposta, apresentado um nome do PT para ser aceito. A realidade em Salvador é outra, e o nome mais forte da oposição em Salvador não está no PT, mas em nosso partido. A ex-prefeita Lídice não pode ser desprezada; é o melhor nome. Trindade é do PSB, mas era um nome de Rui. O partido quer outro nome”, disse um socialista.

Vivo-morto-morto-vivo
Um deputado federal que compõe a base de Jerônimo brincou com os altos e baixos da pré-candidatura de Geraldo Júnior (MDB) à Prefeitura de Salvador. “Está parecendo aquela brincadeira de ‘morto-vivo’. Quando ninguém dá mais nada, ele reaparece”, brincou o parlamentar. Na visão do deputado, Geraldo Júnior pode crescer muito em Salvador. “Inegavelmente, ele deu um ‘up’ à candidatura de Jerônimo e acho que seria justo ele ser o nome do grupo para finalmente conquistar a prefeitura de Salvador”, avaliou o governista.

11 de setembro de 2023, 18:49

Compartilhe: